Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

05/06/2023

Santa Maria passa a integrar a Rede de Cidades do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)


Arte: Gibran Carrazzoni/Prefeitura

A rede é uma plataforma colaborativa de cidades na América Latina e Caribe. Ao todo, mais de 200 cidades com população acima de 300 mil habitantes integram a lista do BID

Santa Maria tem motivos para comemorar! A Prefeitura recebeu a informação que, desde 1º de junho, o Município integra a Rede de Cidades do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), uma plataforma colaborativa de cidades na América Latina e Caribe. Conforme o site do BID, Santa Maria é a segunda cidade gaúcha a ingressar na lista, junto com Novo Hamburgo. Fazem parte da Rede mais de 200 cidades da América Latina e do Caribe, com população acima de 300 mil habitantes. A plataforma tem como objetivo a transferência de conhecimento internacional, oportunidades de investimento, inovação e boas práticas e reformas urbanas.

“A sede do BID é em Washington, nos Estados Unidos, e para ingressar nesta lista, a cidade passa por uma série de avaliações, precisa mandar muitos documentos, traduzidos em inglês, e a postura pró-ativa do Município conta muito. É um processo bem rígido, ficamos mais de três meses em troca de documentos, informações, respondendo aos questionamentos, mas agora recebemos a notícia: estamos na rede do BID. É algo que precisamos comemorar porque mostra o potencial de Santa Maria sendo reconhecido. O BID elogiou muito a iniciativa do Distrito Criativo Centro-Gare e isso nos deixou muito felizes”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana.

No processo, o Executivo Municipal teve auxílio da Roedel Intl Advisor, empresa que foi intermediária no contato com o BID. A Roedel agora organiza uma reunião virtual entre a equipe do BID, o prefeito Jorge Pozzobom e o vice Rodrigo Decimo, além de secretários municipais, para deliberar as próximas ações. A data ainda não foi definida. O objetivo da reunião é apresentar Santa Maria e verificar como a cidade pode ter uma atuação proativa na Rede.

A adesão de Santa Maria é estratégica, uma vez que o desenvolvimento urbano é um dos temas prioritários da cidade. O objetivo é buscar uma participação proativa, com intensa troca de conhecimento para beneficiar o município. 

A REDE DO BID
Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é uma organização financeira internacional com sede na cidade de Washington, Estados Unidos. Foi criada em 1959 com o propósito de financiar projetos viáveis de desenvolvimento econômico, social e institucional e promover a integração comercial regional na área da América Latina e o Caribe. Já a Rede de Cidades foi criada em 2017 pelo Departamento de Desenvolvimento Urbano e Habitação, com o intuito de ser uma plataforma colaborativa de cidades na América Latina e Caribe.

A Rede funciona como conexão entre cidades, que podem trocar informações sobre projetos. Além disso, a ferramenta é uma facilitadora para parcerias público-privadas (PPPs).

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Arte: Gibran Carrazzoni/Prefeitura
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial