Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

17/01/2023

Obra do Calçadão Salvador Isaia passa por etapa de lixamento do piso para aumentar a porosidade


Foto: Guilherme Brum (Prefeitura)

Após a conclusão desse processo em toda a extensão, será realizada a pintura da paginação do piso

A Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, avança em duas frentes na obra de revitalização do Calçadão Salvador Isaia. Uma equipe trabalha no lixamento do piso para aumentar a porosidade e, assim, garantir a segurança para os pedestres que circulam pelo local. Após esse processo, que ocorrerá em toda a extensão, será realizada a pintura da paginação do piso.

O piso já concretado está sendo lixado com uma máquina que aumenta a porosidade do concreto. O serviço ocorre desde o domingo (15). O lixamento gera poeira. Por isso, a execução é à noite, quando os estabelecimentos comerciais estão fechados e há menos pedestres. 

O local da execução fica sinalizado, mas é importante que os usuários que acessam o Calçadão tenham cuidado em toda a extensão, em face da obra não estar concluída e, ao se aproximar da frente da obra mais pesada, mesmo com a sinalização e a proteção instaladas, mantenham o cuidado.

O secretário de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, José Antônio de Azevedo Gomes, explica que os serviços de acabamento no piso ainda não foram realizados, sendo os últimos a serem executados. Porém, ao final, o piso estará em condições de uso. 

“A pintura será uma das últimas atividades a serem executadas dentro da obra, pois faz parte das etapas de acabamento conferindo a dupla função: proteção ao piso de concreto e aumentando a vida útil e a melhoria do atrito entre os calçados e a superfície do piso, causando sensação de conforto e segurança. Antes de ser executada, ainda teremos o término da construção das floreiras e dos bancos, dos sistema de irrigação, elétrico e iluminação, aterramento das floreiras, plantio de plantas, instalação da madeira plástica ao redor das floreiras e nos decks. Por fim, a pintura da paginação do piso para finalizar a obra, que serão em duas tonalidades de cinza no piso”, antecipa o secretário José Antônio.

Além da etapa de lixamento do piso, outra frente equipe trabalha desde o início do mês no quadrante em direção à Rua Floriano Peixoto, além dos bordos próximos aos estabelecimentos comerciais

A OBRA
A Construtora Continental, que é de Porto Alegre e tem sede em Santa Maria, é a empresa responsável pela parte do reforço estrutural do pavimento, do piso de concreto, da execução de uma tubulação pluvial, construção de floreiras, etc. Ao final, será feita a colocação de bancos, de decks, das ilhas e do paisagismo. Os serviços iniciaram em junho de 2022 e, conforme a licitação, a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em um ano, com mais dois anos de manutenção do espaço. O investimento do Município é de R$ 3.665.668,49.

No trecho próximo à Caixa Econômica Federal, ou seja, no primeiro quadrante da obra, e no segundo e terceiro quadrante, os serviços já foram concluídos e o espaço já está liberado para circulação dos pedestres. No piso concretado, ainda será feita uma paginação, isto é, um acabamento que deixará o visual mais moderno e em conformidade com o projeto estrutural e paisagístico que terá em toda a extensão do novo Calçadão.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Guilherme Brum (Prefeitura)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial