Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

25/05/2022 25/05/2022 21h50m

Evento premia cinco empresas da indústria de Santa Maria por estratégias adotadas na pandemia


Alex Caceres (Prefeitura)

Prêmio Méritos Industriais 2022 teve apoio da Prefeitura e foi realizado nesta quarta-feira (25) 

“Santa Maria é uma cidade que precisa se conhecer e se reconhecer”. Essa foi a frase utilizada pela secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Santa Maria, Ticiana Fontana, para definir a importância do prêmio Méritos Industriais 2022, realizado nesta quarta-feira (25), no Itaimbé Palace Hotel, no Bairro Centro. Apoiada pela Prefeitura, a iniciativa da Associação Indústria em Movimento (Assim) premiou cinco empresas por conta das estratégias de negócio criadas durante a pandemia. A disputa englobou marcas do ramo da transformação e bens de consumo.

A primeira edição do evento contou com a participação de 21 empresas. Na categoria Boas Práticas, a vencedora foi o Panifício Mallet. Em Empreendedorismo, a escolhida foi a Agrimec - Implementos Agrícolas. Já o prêmio da categoria Expansão ficou com a Schuster - Equipamentos Odontológicos. Ainda, em Exportação, foi premiada a TSB - Tecnologia Sul Brasileira. Por fim, a quinta empresa vencedora foi a Inovação foi a Intecsol - Soluções Térmicas Inteligentes, na categoria Inovação. 

As escolhas ficaram a cargo de uma comissão julgadora composta por representantes do Município, do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de Santa Maria (Simmmae), do Serviço Social da Indústria (Sesi), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), da Câmara de Comércio Indústria e Serviços (Cacism) e da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), instituições apoiadoras do Méritos Industriais 2022. 

O cerimonial foi conduzido pela equipe da Prefeitura e contou com trilha musical do quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica de Santa Maria e do acordeonista Fernando Ávila. 

Em seu pronunciamento, a secretária Ticiana Fontana afirmou que Santa Maria tem cerca de 300 indústrias e que, na próxima edição, espera que o evento contemple ainda mais ramos de negócios do setor. Ela lembrou que, somente em 2021, empresas da cidade contabilizaram R$ 3,67 bilhões em exportações e, desta forma, contribuíram para a divulgação do potencial econômico de Santa Maria até fora do país. 

“Um dos eixos de trabalho da nossa secretaria é o fortalecimento da indústria por meio de investimentos no Parque Industrial e Tecnológico de Santa Maria, que tem melhorias recentes, como o cercamento, e, vai ter, em breve, uma obra de drenagem pluvial. Além disso, estamos trabalhando em um plano diretor que contemple as necessidades dos empreendedores. Em novembro, o Aeroporto de Santa Maria começará a ter voos diretos para São Paulo, conexão que é muito importante para o setor industrial”, comentou a chefe da pasta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que representou, na ocasião, o prefeito Jorge Pozzobom e o vice-prefeito Rodrigo Decimo.

Segundo a presidente da Associação Indústria em Movimento (Assim), Odimara Marion Lamb, a intenção é que o Méritos Industriais volte a ocorrer nos próximos anos. Ela parabenizou as pessoas que se envolveram na organização da solenidade em um curto espaço de tempo: 22 dias. 

“Fazer esse evento foi desafiador. Sem a Prefeitura, não seria possível. O importante para nós foi conhecer que estratégias tiveram no ambiente de negócios que fizeram com que se destacassem mesmo vivendo um tempo de pandemia, que souberam colocar seu time em campo, em condições adversas, debaixo do mau tempo, que se posicionaram taticamente, trocaram passes, fizeram gols e hoje estão aqui recebendo as nossas homenagens”, disse Odimara. 

A plateia teve a presença de secretários municipais, empresários e outras autoridades.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Fotos: 
Alex Caceres (Prefeitura)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial