Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

29/07/2021

Prefeitura promove debate com instituições para debater formas de alavancar o turismo regional


Transformar Santa Maria e região em um polo de atração turística foi um dos temas apresentados em atividade realizada nesta quinta-feira (29)

A Prefeitura, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, realizou um encontro de sensibilização para reativar um importante instrumento de captação de eventos e promoção de destinos. Trata-se do Convention Bureau, modelo de desenvolvimento do turismo regional. A atividade ocorreu na manhã desta quinta-feira (29), no Hotel Itaimbé, reunindo representantes de instituições locais.

Os presentes assistiram a um vídeo que mostrou a força do setor no desenvolvimento econômico e sustentável e seu efeito multiplicador. Em seguida, foi apresentado um mapeamento em que Santa Maria aparece como uma das 34 cidades brasileiras que têm Convention Bureau. Entre elas, foram destacadas Gramado, Bonito, Blumenau, Rio de Janeiro, Natal, Joinville e Porto de Galinhas.

“Todo mundo deveria viajar e sair da sua caixa para valorizar o que temos. Nossa cidade e região têm destinos prontos, de natureza belíssima. A gente vai a Cambará do Sul para ver morros quando temos o Parque dos Morros, a cinco quilômetros do Centro. Temos o Perau, as Termas Romanas, a gastronomia da Quarta Colônia, cafés, restaurantes, rede hoteleira... Nosso objetivo é reativar o debate e contar com a construção coletiva dos empresários para revitalizar o Convention e trabalhar Santa Maria e região como destinos turísticos”, explicou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana.

O vice-prefeito Rodrigo Decimo, que acompanhou as discussões, destacou a importância de uma diretriz alinhada ao potencial local.

“Temos que fazer uma reflexão do que queremos. O Convention atende a uma cidade na sua essência, mas nós temos uma beleza natural riquíssima na região próxima. Nós temos de nos conhecer, saber o nosso potencial, onde somos fortes, no turismo de lazer, religioso, de negócios... O Convention se presta muito a esse propósito”, destacou o vice-prefeito.

Em seguida, os presentes foram convidados a colaborar com ideias. O gerente comercial da Planalto Turismo, Silvério Lopes, citou como exemplo de exploração de um potencial a região da Fronteira Oeste, consolidada como complexo de freeshops.

“Os municípios da Fronteira souberam explorar as potencialidades deles, atraindo o turista para além das compras. Santa Maria e região têm um potencial gigante. Contem conosco nesta construção”, reforçou.

A turismóloga de São João do Polêsine e coordenadora do Fórum Regional de Turismo, Bianca Trindade, falou da importância de ter a região unida e representada e sugeriu que outras instituições do setor sejam incluídas nessa construção. O diretor do Sindilojas, Ricardo Diaz, contribuiu afirmando a importância do poder público provocar o debate e se colocar ao lado das entidades e empresários.

Para o secretário de Inovação e Tecnologia da Informação, Tiago Sanchotene, presente na atividade, reforçou a importância da tecnologia neste processo.

“Colocamos a nossa secretaria à disposição para criação de uma plataforma para o Convention. O futuro da cidade depende de uma decisão conjunta. Temos de trabalhar de forma cooperativa”, destacou Sanchotene.

O secretário de Licenciamento e Desburocratização, Ewerton Falk, destacou o caminho percorrido na construção do ecossistema do turismo.

“Nosso trabalho começou há quatro anos. Reunimos mais de 800 pessoas em um evento de negócios e percebemos que Santa Maria não tinha legislação que permitia o fretamento de veículos, o que impedia o transfer dessas pessoas em transportes coletivos. Então, começamos a construir a base, com leis que permitam termos turismo em larga escala e suporte ao empreendedor. Avançamos e precisamos, agora, da contribuição de todos”, explicou o secretário.

Estiveram presentes na reunião representantes da Planalto Transportes, Bio-Santê Ambulâncias, Sindilojas, prefeitura de São João do Polêsine, Fórum Regional de Turismo, curso de Gestão de Turismo da UFSM, Santa Maria Shopping, Azul Linhas Aéreas,  CDL, Sesc, Tambara Eventos, Senac, Sinditáxi, Conselho Municipal de Turismo, AHTURR, além de proprietários de restaurantes e de agências de turismo.

Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial