Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

13/07/2021 13/07/2021 16h22m

Obra do Calçadão avança com mais 10 metros de galerias instaladas no subsolo do passeio público


Foto: João Vilnei (Mtb: 18.086)

Faltam cerca de 15 metros de estruturas a serem alocadas, mais intervenção da Corsan, para que esta etapa seja concluída 

A obra do novo Calçadão Salvador Isaia, no centro de Santa Maria, segue avançando com a instalação das galerias pluviais e de esgoto no limite com a Rua Floriano Peixoto. Desde que as máquinas chegaram ao último quadrante do serviço, na semana passada, mais 10 metros de estruturas foram instaladas pela empresa De Marco, de Erechim. A estimativa é de que faltem aproximadamente 15 metros para concluir a alocação das galerias.

Desta terça (13) até sexta-feira (16), das 7h30min às 18h, o trânsito estará interrompido na Rua Floriano Peixoto, entre ruas Dr. Bozano e Coronel Niederauer, para andamento da obra do Calçadão. O bloqueio no tráfego de veículos é necessário para que as máquinas tenham acesso à área de trabalho.

Apesar de o trabalho de instalação das galerias estar próximo da conclusão, os últimos oito metros de estruturas serão instalados apenas depois que a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) fizer um serviço no local. A Corsan precisa conectar os ramais de esgoto cloacal e pluvial à galeria central do local, e são mais de mil pontos previstos. 

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ticiana Fontana, pede que a população tenha um pouco de paciência, pois o objetivo final é entregar um local mais bonito para a cidade. Além disso, a expectativa é de que o resultado dessa obra seja um legado de décadas para Santa Maria.

“Pedimos que o pessoal tenha mais um pouco de paciência e compreensão, porque o resultado final vai valer a pena. É uma intervenção que causa impacto grande na área. Uma obra complexa, que envolve a construção de galerias com o objetivo de ser uma ação estruturante e permanente”, ressalta Ticiana.

A galeria pluvial e de esgoto do Calçadão terá pontos de acesso para que as manutenções futuras possam ser feitas sem danificar o piso, já que essas entradas permitem que a equipe transite por toda a extensão da estrutura no subsolo, que vai de uma ponta a outra. Além de concluir essa fase, a De Marco também vai realizar o serviço que compreende toda a parte visível do passeio público, como calçamento, áreas de convivência, iluminação e outros equipamentos. 

A obra do novo Calçadão está orçada em R$ 2 milhões. Porém, por alteração feita no Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial, em 2018, os recursos não sairão diretamente dos cofres públicos.

A mudança no Plano Diretor permite o direcionamento de medidas compensatórias a empresas de grande porte que se instalam em Santa Maria. Assim, a Urbanes, de Santa Maria, e a De Marco, que farão empreendimentos imobiliários na cidade, realizam a obra do Calçadão como medida compensatória. A primeira etapa do serviço foi realizada pela Urbanes Empreendimentos, que alocou 60 metros de galerias pluviais e de esgoto.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial