Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

12/07/2021 12/07/2021 15h04m

Prefeitura promove reunião com setor cervejeiro para tratar de fomento ao turismo local


Prefeitura de Santa Maria

Encontro ocorreu na manhã desta segunda-feira (12), no Centro Administrativo, e, entre outras pautas, abordou a possibilidade de criação de uma rota turística voltada à produção de cervejas em Santa Maria e em cidades próximas 

Atenta a novas formas de fomento ao turismo local, a Prefeitura de Santa Maria promoveu uma reunião, na manhã desta segunda-feira (12), com representantes de cervejarias da região central do Estado para debater a situação do mercado e pensar maneiras de incentivar o desenvolvimento do setor. A reunião ocorreu na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, no Centro Administrativo Municipal. 

Entre as pautas abordadas, foram tratadas, principalmente, a promoção de eventos e estímulos ao crescimento do número de estabelecimentos legalizados nesse ramo. Além disso, começou-se a pensar na criação de um roteiro turístico sobre o produto cerveja em Santa Maria, com possibilidade de expansão para outras cidades próximas. 

“A gente viu que há uma grande movimentação de cervejarias artesanais em Santa Maria e região. Então, chamamos alguns empresários do setor para entender a organização da cadeia produtiva e propor que tenham espaços de visitação ou construam roteiros para degustação de cerveja, por exemplo. Como Prefeitura, podemos ser parceiros dessas iniciativas”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ticiana Fontana. 

Participaram da reunião o gerente de projetos de Turismo da Prefeitura, André Farias, o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Jeferson Nunes, e os empresários do setor cervejeiro Daniel Ribeiro, Natália Cocco e Denys Coelho. 

Avaliação

Para o empresário Daniel Ribeiro, da cervejaria Bartzen Bier, o setor tem um grande potencial de expansão na região central do Estado. Ele afirma que, com o avanço da vacinação e a possibilidade futura de retorno dos eventos presenciais, as empresas do ramo irão crescer, porque, além de engarrafar a cerveja produzida para comercializá-la, poderão voltar a vender o produto no contato direto com o público, em festas ou eventos ao ar livre, como ocorria antes da pandemia. 

“É importante ter partido da Prefeitura o interesse em ouvir esse setor que está crescendo e gera empregos e renda no Município. Seria muito interessante também termos uma rota turística de cervejas para que possamos incentivar pessoas de outras cidades a visitar Santa Maria” diz Ribeiro. 

O empresário Denys Coelho, da Zagaia Cervejaria, de Itaara, vai ao encontro da fala de Ribeiro. Ele também acredita que o setor cervejeiro tem um nicho forte para desenvolver o cenário turístico. 

“Ainda temos muito a avançar nesse sentido. Todos podem fazer a sua parte. Incentivos do Poder Público já dão resultados em outros lugares. A iniciativa da Prefeitura de promover essa reunião é um demonstrativo de que ela quer nos ajudar”, comenta Coelho, que faz parte da Associação Gaúcha de Microcervejarias.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Fotos: Prefeitura de Santa Maria
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial