Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

14/06/2021

Obra do Calçadão está mais próxima de encerrar as instalações das galerias pluviais e de esgoto


Foto: João Vilnei (Mtb: 18.086)

Empresa responsável pelo serviço avança mais um quadrante do trabalho no subsolo

A obra do novo Calçadão Salvador Isaia, no centro de Santa Maria, segue avançando conforme o cronograma. A empresa De Marco, de Erechim, começou a escavação de mais um trecho do local nesta segunda-feira (14) para seguir com a instalação das galerias pluviais e de esgoto no subsolo. A estimativa é que faltem aproximadamente 20 metros para concluir a alocação dessas estruturas. O próximo avanço dos tapumes será para o quadrante final de trabalho no subsolo do Calçadão, no trecho que vai até a Rua Floriano Peixoto. 

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ticiana Fontana, a obra do Calçadão segue o planejamento previsto, mesmo com alguns dias de chuva, que alagaram o subsolo, impossibilitando o trabalho. Ticiana lembra que essa obra pode ocasionar transtornos aos lojistas e pedestres, mas pede paciência a todos, já que o objetivo desse serviço é entregar um local bonito, funcional e agradável à população de Santa Maria.

“O serviço no Calçadão ocorre com agilidade, mas, também, com todo o cuidado, o que é muito bom. Tentamos manter o serviço dentro do cronograma, mesmo com imprevistos, como chuva e outros fatores. Sabemos que os tapumes podem incomodar os lojistas e quem passa pelo Calçadão, mas eles estão ali por uma questão: a segurança de todos. Nenhuma loja teve sua fachada interrompida ou bloqueada. Os clientes podem ir a qualquer estabelecimento sem problemas. Pedimos que  o pessoal tenha mais um pouco de paciência e compreensão, porque o resultado final vai valer a pena”, esclarece Ticiana.

O próximo passo será o serviço de ligação dos ramais de esgoto cloacal e pluvial à galeria do local, que tem mais de mil ramais previstos. Essa etapa contará com o auxílio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). A galeria pluvial e de esgoto do Calçadão terá pontos de acesso para que as manutenções futuras possam ser feitas sem danificar o piso, já que essas entradas permitem que a equipe transite por toda a extensão da estrutura no subsolo, que vai de uma ponta a outra. 

Além de concluir essa fase, a De Marco também vai realizar o serviço que compreende toda a parte visível do Calçadão, como calçamento, áreas de convivência, iluminação e outros equipamentos. 

A obra do novo Calçadão está orçada em R$ 2 milhões. Porém, por alteração feita no Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial, em 2018, os recursos não sairão diretamente dos cofres públicos.

A mudança no Plano Diretor permite o direcionamento de medidas compensatórias a empresas de grande porte que se instalam em Santa Maria. Assim, a Urbanes, de Santa Maria, e a De Marco, que farão empreendimentos imobiliários na cidade, realizam a obra do Calçadão como medida compensatória. A primeira etapa do serviço foi realizada pela Urbanes Empreendimentos, que alocou 60 metros de galerias pluviais e de esgoto.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial