Inicial > Desnv. Econômico e Turismo > Notícias > Prefeitura adere a projeto da UFSM...

Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

03/02/2021

Prefeitura adere a projeto da UFSM e prevê instalação de totem de carregamento de veículos elétricos


Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)

Melhoria prevê suprir demandas de mobilidade urbana, sustentabilidade, economia e outros setores

A Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e Gestão e Modernização Administrativa, aderiu a um projeto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para instalação de totem de carregamento de veículos elétricos no Centro. A reunião ocorreu na manhã desta quarta-feira (3), no Centro Administrativo Municipal. 

A pesquisa ocorre por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Estratégico (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e é coordenada pela professora de Engenharia Elétrica Luciane Neves Canha. O ponto de carregamento deverá ser instalado no estacionamento do Centro Administrativo, na área central da cidade, e poderá ser utilizado pela população.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, salienta que essa parceria entre a Prefeitura e a UFSM trata do trabalho conjunto das entidades, além de verdadeira inovação e formas de beneficiar a comunidade. Responsáveis técnicos da Prefeitura vão elaborar o projeto de instalação do totem de carregamento. A ideia é que parcerias público-privadas sejam feitas para a concretização do projeto.

“Nós estamos sempre abertos a manter parcerias entre a Prefeitura e a UFSM, de maneira a buscar inovação e melhorias para o Município. Os veículos elétricos são uma realidade e o futuro do setor automobilístico. É preciso começar o uso, e incentivar o uso, desses veículos para que o acesso de todos a essa tecnologia seja mais fácil”, destaca Falk.

Para o secretário de Gestão e Modernização Administrativa, Marco Mascarenhas, a inovação a partir dos veículos elétricos está alinhada com muitas demandas da administração pública. Ele cita mobilidade urbana, sustentabilidade, qualidade do meio ambiente, economia de recursos, entre outros setores, a serem beneficiados com a inserção de carros elétricos na frota da cidade.

“Trazer essa inovação para a cidade é caminhar para um futuro mais próspero e alinhado com as nossas necessidades, e com demandas da própria administração na inserção de energia limpa, sustentável e economicidade. Vai incentivar muito o Município e a região nos mais diversos setores, como o turismo”, avalia Mascarenhas.

A apresentação foi feita pela coordenadora da pesquisa, professora Luciane Neves Canha. Ela explicou que o projeto é desenvolvido pela UFSM e pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogas), com financiamento da Copel-Distribuição. A professora apresentou dados sobre as necessidades para a instalação do totem e os benefícios dos veículos elétricos para o Município.

Também participaram da reunião a superintendente da Junta Comercial, Fabiana Neves de Vargas, e o engenheiro eletricista Cezar Augusto Bastianello Vaz, da Secretaria Municipal de Estruturação e Regulação Urbana. O professor Wagner Brignol, do Instituto Federal Sul (IFSul), de Pelotas, que é pesquisador do projeto, acompanhou o encontro por chamada de vídeo.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial