Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

19/06/2018

Focada no desenvolvimento da cidade, Prefeitura participa do I Painel Santa Maria de Negócios


Prefeito Jorge Pozzobom acompanhou a atividade, que contou com a explanação, entre outros, do secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade, Ewerton Falk (Foto: João Vilnei)

Evento tratou sobre a diversificação da matriz econômica de Santa Maria e suas potencialidades e desafios da Cidade Coração do Rio Grande

Buscando sempre trabalhar para o desenvolvimento do Município, o prefeito Jorge Pozzobom e secretários do Governo Municipal participaram, na noite desta terça-feira (19), do I Painel Santa Maria de Negócios, promovido pelo Grupo RBS em celebração ao aniversário de um ano de criação do programa de mesmo nome. O evento foi realizado no auditório do Santa Maria Tecnoparque e contou com a presença de lideranças de diferentes setores e instituições da cidade.

Com a temática “Diversificação da Matriz Econômica de Santa Maria: fortalezas e potencialidades para a construção do futuro”, o painel contou com a explanação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação do Município, Ewerton Falk; diretor das Relações de Trabalho do Sindigêneros, Sérgio Luiz Copetti; do sócio e diretor comercial da FOX IoT, Filipe Carloto; e do diretor empresarial do Tecnoparque, Tiago Sanchotene, tendo a mediação do jornalista da Rádio Gaúcha, Marcelo Martins.

Durante o evento, foram debatidas as perspectivas de crescimento do Município, levando em conta as potencialidades de Santa Maria, abordando, entre outros aspectos, o setor de comércio e de serviço – que representam, hoje, a maior parte da economia do Município –, o setor varejista, o desenvolvimento tecnológico – por meio de investimentos e qualificação no Distrito Industrial e no Tecnoparque – e a expansão de startups.

“Vir aqui e participar desse debate é fundamental para evoluirmos e para orientarmos as nossas decisões. Enfrentamos inúmeras dificuldades, temos um orçamento e uma arrecadação muito pequena, mas temos trabalhado para cumprir aquilo que prometemos. O Tecnoparque foi um compromisso nosso e estamos cumprindo, mas sabemos que ainda temos muito a avançar, tanto aqui, quanto em outros aspectos”, destacou o prefeito Jorge Pozzobom.

INVESTIMENTOS PARA DESENVOLVER A CIDADE

Na oportunidade, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação do Município, Ewerton Falk, que foi um dos painelistas do evento, destacou o trabalho do Governo Municipal no quesito de buscar o desenvolvimento do Município.

Nesse sentido, Falk citou o empenho da Prefeitura para a implantação do Programa Poupa Tempo Santa Maria, que tem o objetivo de desburocratizar a liberação de alvarás, trazer facilidades e segurança aos empreendedores da cidade. Ainda, ressaltou as melhorias que estão sendo realizadas no Distrito Industrial e no Tecnoparque, como a expansão de linhas de ônibus, segurança e outros projetos que estão em andamento. O secretário também ressaltou as melhorias no Aeroporto de Santa Maria, com o objetivo de atrair ainda mais investimentos para a cidade.

“Santa Maria é uma cidade promissora e forte. Mas precisamos da integração das forças vivas da cidade para que ela possa crescer e evoluir ainda mais. Inovar é melhorar as práticas que já existem e é isso que estamos fazendo, além de buscar desburocratizar processos e conhecer as nossas potencialidades. Não vamos chegar a uma transformação se não conhecermos nossa realidade”, enfatizou o secretário Falk.

O encontro ainda abordou as potencialidades do Tecnoparque e as perspectivas de melhorias para o local; a necessidade de se integrarem as startups às necessidades da cidade e dos empresários; o desenvolvimento da tecnologia e a vinda de empresas do ramo e indústrias, entre outros assuntos.

Também participaram do evento o chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez; a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ticiana Fontana; e superintendentes da pasta.  

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial