02/06/2020 08/06/2020 14h14m

Memória, valorização, história, arte e pertencimento. Prefeitura lança o Viva Masm


Várias ações ocorrerão durante todo o mês e junho, como exposições de artistas virtuais e visitas guiadas

“Reinvenção” é uma das palavras-chave neste período de pandemia de coronavírus, e a Prefeitura de Santa Maria tem mostrado que sabe se reformular para manter seus equipamentos culturais em pleno funcionamento e abertos ao público. Inspirada no que vem ocorrendo mundo afora, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer lançou, na quinta-feira, dia 4 de maio, o Viva Masm. Com exposições virtuais de obras de arte, mercado com produções de artistas locais, visitas guiadas online, entre outras iniciativas, o Museu de Arte de Santa Maria (Masm) se manterá ativo para, de uma forma diferente, receber os cidadãos.

“Em tempos de distanciamento social, o Viva Masm vem oferecer uma possibilidade de os apreciadores desfrutarem e consumirem arte, seja presencialmente, respeitando as orientações de segurança – no caso o Mercado –, ou virtualmente, por meio das exposições online”, explicou a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Rose Carneiro.

Confira, abaixo, algumas das ações do Viva Masm. Ao longo do mês de junho, a Prefeitura de Santa Maria divulgará outras iniciativas que integrarão a programação do evento.

MERCADO DE ARTE DO MASM

De quinta a sábado, durante todo o mês de junho, o museu estará aberto para receber o público no Mercado de Arte do Masm. No espaço, dezenas de obras de arte estarão à disposição da população para serem comercializadas. Obras e peças de arte de artistas da cidade, como telas, quadros, esculturas, materiais em tecido, materiais em madeira, gravuras, desenhos, cerâmica, entre outros, serão vendidas a preços diferenciados. A ação é coordenada pela Associação do Masm e pela diretoria do museu.

“Santa Maria tem grandes artistas e um grande museu, que, mesmo neste momento, precisam ser valorizados. Então, criamos uma abertura virtual para garantir que o Masm se mantenha ativo e para que os artistas possam expor os seus trabalhos”, destacou a diretora do Museu de Arte de Santa Maria, Marília Chartune.

Os produtos serão comercializados pela Associação do Masm, e, nesta primeira edição, o Mercado conta com os seguintes artistas: Marise Gehm, Gustavo Freitas, Cristina Rios Leme, Renata Dias Maciel, Luciano Santos, Vani Foletto, Helena Macedo, Lygia Marques, Marcia Vendrusculo, Dilson Cechin, Simone Rosa, Rogério Lima, Kalú Flores, Susane Kocchann, Yann Ziegler, Ziza Mezzomo, Elenice Porcela, Lutiere Dalla Valle, Lusa Aquistapasse, Paulo Christo, Luis Fleck, Anamaria Assis Brasil, Roger Pereyron, Liane Marques e Angelina Moraes.

O Mercado de Arte vai abrir às quintas e sextas-feiras, das 13h às 17h. No sábado, o horário é das 9h às 13h. Reforça-se que todas as medidas de higiene e distanciamento, bem como o uso de máscaras de proteção, serão respeitadas.

EXPOSIÇÃO DE OBRAS DE ARTE

A partir de segunda-feira (8), a população poderá apreciar, e também comprar, obras de artistas da cidade. Na sala principal do Masm, será organizada uma exposição coletiva, em que as obras serão fotografadas e exibidas nas redes sociais do Museu de Arte de Santa Maria e da Prefeitura

Até o momento, 34 obras, de 13 artistas da cidade, já estão confirmadas na exposição. Participam desta iniciativa: Lutiere Dalla Valle, Roger Pereyron, Marilene Nunes, Liane Marques, Anamaria Bragança Moraes de Assis Brasil, Elena Ceretta Dalla Fávera, Roberto Gerhardt, Emerson Massoli, Neiva Comarú, Simone Rosa, Umilda Fernandes, Polin Moreira, Luciano Santos, Antônio Junior, Sandra Knackfuss, Susane Kochhann, Márcia Binato, Juan Amoretti e Alphonsus Benetti.

VISITA GUIADA

O Museu de Arte de Santa Maria conta com mais de 600 obras em seu acervo. Para valorizar os artistas, serão organizadas exposições virtuais com uma visita guiada, em que serão apresentadas as obras e seus atores. A visita será lançada nas redes sociais ao longo do mês de junho.

CONCURSO FOTOGRÁFICO

No mês de junho, durante o Viva Masm, a Prefeitura de Santa Maria lançará o XLII Concurso Fotográfico Cidade de Santa Maria, que é instituído pela Lei 1974/78. A finalidade do já tradicional concurso é de incentivar a arte da fotografia e estimular o surgimento de novos talentos.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Arte: Gibran Carrazzoni/Prefeitura
Fotos: João Alves/Prefeitura

Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

 

Fotos

                 

Voltar | Mais Notícias | Página Inicial







Secretaria de Município de Cultura, Esporte e Lazer
Endereço:
Rua Venâncio Aires, 2741.
Expediente: De segunda a sexta-feira das 7h30 às 13h (expediente externo) e das 14h às 16h30 (expediente interno
Telefone: 55 3921 7250 / 3921 7255 CEP: 97010-005
E-mail: culturaesportesm@gmail.com


© Copyright 2020, Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento STI/SMG

Topo da Página | Página Inicial