Secretaria de Município de Cultura

26/01/2023 26/01/2023 09h45m

Prefeitura lança licitação para reforma da Biblioteca Municipal com investimento de cerca R$ 550 mil


Projeto prevê reparos na estrutura interna, externa e instalação de um elevador 

Um dos locais que é símbolo da cultura de Santa Maria, a Biblioteca Municipal Henrique Bastide (Avenida Presidente Vargas, 1.300), está prestes a receber uma atenção especial. Sofrendo com a ação do tempo, o local vai passar por uma grande reforma nos próximos meses. Para isso, a Prefeitura lança o edital de licitação para fornecimento de material e mão de obra, referente à reforma parcial da biblioteca. O valor da obra está previsto em R$ 552.775,88, com recursos próprios do Município. Veja o edital no link.

O projeto da reforma prevê a reforma parcial do prédio da Biblioteca Municipal, sendo os principais serviços contemplados: repintura fachada oeste, correção de piso externo, substituição da cobertura de vidro e telhado, reparos em paredes internas, instalação de um elevador interno, colocação de parapeitos de vidro, adequação de sanitários para PCD, adequação de uma sala existente para funcionamento de uma copa, instalação PPCI (barras antipânico nas portas de entrada) e reformas na sala do acervo.

A secretária de Cultura, Rose Carneiro, afirma que é uma ação que contempla a necessidade de deixar o espaço ativo da forma que merece e também para que as atividades escolares que ocorrem com frequência, como visitas de turmas, atividades de leitura e teatro para estudantes, possam seguir de forma mais frequente.

“Nós estamos há um bom tempo tentando recuperar a Biblioteca. Ela é um símbolo histórico, arquitetônico e cultural. Agora damos esse passo, após a conclusão do projeto. E, em breve, vamos ter um local renovado, com acessibilidade, para que toda a população possa usufruir de forma ativa e segura desse instrumento importante para a educação e a cultura”, reforça.

Além da reforma do prédio, a Secretaria de Cultura planeja  propor por meio de edital um novo painel nos fundos, assim como feito nos mirantes da estrada do Perau e no Parque Itaimbé, com a atuação de artistas locais. Porém não há previsão de data.   

A abertura das propostas será em 14 de fevereiro, às 10h, na Sala de Licitações, na sede da Prefeitura (Rua Venâncio Aires, nº 2.277). Informações podem ser consultadas pelo telefone (55) 3921-7100, das 8h30min às 13h30min, ou pelo e-mail cplose@yahoo.com.br.

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb: 17.101)
Foto: Marcelo Oliveira/PMSM
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial