Inicial > Cultura > Notícias > Quatro exposições artísticas do Masm estão...

Secretaria de Município de Cultura

10/11/2021

Quatro exposições artísticas do Masm estão abertas ao público durante o mês de novembro


As mostras ocorrem no Museu de Arte de Santa Maria, no Monet Plaza Shopping e uma delas virtualmente 

As exposições de arte “Terra”, “ Yabás” e “Geométricas Paisagens” estão abertas ao público para visitação até 30 de novembro. As mostras ocorrem no Museu de Arte de Santa Maria (Masm) e no Monet Plaza Shopping. Já exposição “CAÁ” pode ser apreciada online nas redes sociais do MASM. 

O Núcleo de Arte Têxtil de Santa Maria inaugurou a mostra coletiva “Terra” na Sala Jeanine Viero, no Masm. Na contemporaneidade, a sociedade se depara com um conjunto de desafios ambientais e sociais. Partindo disso, os artistas têxteis participantes desta mostra reproduzem suas percepções, mensagens e críticas, construindo e reconstruindo histórias, proporcionando, assim diversificadas leituras visuais sobre o tema. A mostra pode ser visitada das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. 

A exposição “Yabas”, da artista visual Ivelise Flores, retrata questões culturais e a presente influência do batuque do Rio Grande do Sul no contexto social, cultural e religioso através do universo das Yabás, que significa “Mãe Rainha”, nome utilizado para se referir as Orixás femininas. As pinturas estão expostas na Sala Monet Plaza Arte, no Monet Plaza Shopping, das 10h às 21h, de segunda a sábado.  

O Grupo Olhares e Convidados apresenta a mostra “Geométricas Paisagens”, na Sala Iberê Camargo, no Museu de Arte de Santa Maria. Os artistas em suas mais diversas linguagens expressivas e identitárias fazem da geometrização das formas urbanas o gatilho criativo de suas produções. A visitação pode ser realizada das 8h às 16h de segunda a sexta-feira. 

Exposição Virtual 

A exposição “CAÁ”, do artista virtual Adilson Lopes, pode ser acessada nas redes sociais do Museu de Arte de Santa Maria também até o final do mês de novembro. Quando criança, o artista ajudava a avó materna, neta de indígenas, a recolher folhas de diversas plantas, que eram utilizadas para propósitos ritualísticos. Essas memórias despertaram seu interesse pela observação de células humana e vegetal maximizadas por microscópio, estimulando o artista na construção de sua poética. O artista nos faz refletir, sobre a ligação entre o homem e a natureza, bem como a importância da nossa ancestralidade. Confira suas artes no Instagram do Masm: @masmmuseudearte. 

SERVIÇO EXPOSIÇÕES 

Até 30 de novembro

EXPOSIÇÃO “TERRA”
- ARTISTAS: Cica Ereno, Cristiane Ziegler, Helena Macedo, Hélvia Schneider, Lucia Isaia, Luciano Santos, Lusa Aquistapasse, Marcio Flores, Marilaine Amadori, Reinilda Minuzzi, Rogerio Lima, Rosane Moraes, Suzana Gruber, Thais Feistler e Zoravia Bettiol, com os artistas convidados: Ataisa Antonia, Camila Nuñez, Mirian Finger, Susane Kochhann e Vani Foletto 
- LOCAL: aala Jeanine Viero, no Museu de Arte de Santa Maria (Avenida Presidente Vargas, 1.400) 
- VISITAÇÃO: de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h 

EXPOSIÇÃO “YABÁS”
- ARTISTA: Ivelise Flores
- LOCAL: Sala Monet Plaza Arte, no Monet Plaza Shopping (Avenida Fernando Ferrari, 1.483)
- VISITAÇÃO: de segunda a sábado, das 10h às 21h 

EXPOSIÇÃO “GEOMÉTRICAS PAISAGENS” 
- ARTISTAS: Grupo Olhares e Convidados 
- LOCAL: Sala Iberê Camargo, no Museu de Arte de Santa Maria (Avenida Presidente Vargas, 1.400) 
- VISITAÇÃO: de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h 

EXPOSIÇÃO VIRTUAL “CAÁ”
- ARTISTA: Adilson Lopes 
- Nas redes sociais do Museu de Arte de Santa Maria, Instagram: @masmmuseudearte

Texto: Heloisa Helena Canabarro (estagiária do curso de Jornalismo)
Imagens: reproduções
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial