Secretaria de Município de Meio Ambiente

27/04/2022

Castramóvel completa um mês de funcionamento em ação na Ulbra nesta quinta-feira (28)


Alex Caceres/PMSM

Serviço oferecido pela Prefeitura deve fechar primeiro mês com 80 procedimentos gratuitos 

O Castramóvel da Prefeitura completa nesta quinta-feira (28) um mês de funcionamento em Santa Maria. O serviço de castração de animais de tutores que possuem grandes quantidades ou que estejam em situação de vulnerabilidade social, deve alcançar a marca de 80 esterilizações. Em ação que ocorre na sede da Ulbra, será atendida uma moradora da região que é tutora de 19 animais. Na terça-feira (26), já foram esterilizados nove, no mesmo local, e a previsão é que ainda sejam realizados mais nove procedimentos.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, até a última terça-feira (26) foram realizadas 71 cirurgias de ovariohisterectomia, que faz a remoção do útero e dos ovários do animal que, depois de passar pelo procedimento, não vai manifestar cio e ter gestação ou infecções uterinas. A médica veterinária da pasta, Patrícia Silveira, avalia positivamente as ações de castração no primeiro mês e destaca que, juntamente com a esterilização, os procedimentos acabaram salvando os animais de outras doenças.

“Tivemos muitos casos de intercorrências de outros problemas de saúde. Nos procedimentos encontramos, em torno de 40 casos, piometra, tumor de ovário, tumor de mama, em decorrência de hormônios injetáveis. Eram cadelas sem sintomas, nem os proprietários sabiam dessas doenças. Se não fossem as cirurgias, os tutores só iriam saber desses problemas quando o animal estivesse próximo ao óbito”, salienta a profissional.

O Castramóvel vai seguir em ações durante o ano e a Superintendência de Bem-Estar Animal está entrando em contato com as famílias previamente cadastradas para avisar sobre as datas e horários que o Castramóvel estará no respectivo bairro. O número que aparece na tela do celular quando a equipe realiza as ligações é o (55) 3921-7138. 

CASTRAMÓVEL
O investimento da Prefeitura de Santa Maria para o custeio do Castramóvel é de R$ 413.238,00. O valor é composto por recursos próprios, do Ministério Público, do Programa Melhores Amigos do Governo do Estado e de emenda impositiva do vereador Adelar Vargas. 

O Castramóvel em si foi adquirido com recursos de emenda parlamentar articulada pelo deputado estadual Dirceu Franciscon junto ao deputado federal Ronaldo Nogueira. O material cirúrgico, os anestésicos e os medicamentos ficarão sob responsabilidade da empresa contratada. Por enquanto, o Castramóvel é utilizado somente para fêmeas, pois elas costumam apresentar mais problemas reprodutivos, como tumores venéreos, infecções uterinas e neoplasias mamárias (câncer).

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb: 17.101)
Foto: Alex Caceres/PMSM
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial