Inicial > Meio Ambiente > Notícias > Castramóvel realiza os primeiros atendimentos e...

Secretaria de Município de Meio Ambiente

30/03/2022 30/03/2022 14h35m

Castramóvel realiza os primeiros atendimentos e segue para outros bairros nas próximas semanas


 Alex Caceres (Prefeitura)

Trailer adaptado para esterilização de animais deve permanecer instalado na sede do BOE até esta quinta-feira (31). Atendimentos são realizados com tutores que já se cadastraram junto à Prefeitura de Santa Maria 

Um sonho da Prefeitura de Santa Maria para a população se tornou realidade. Dedicado à esterilização de fêmeas caninas e felinas, o Castramóvel realizou os primeiros atendimentos na manhã desta quarta-feira (30). O trailer adaptado foi puxado por um trator da Secretaria de Meio Ambiente e levado até a sede do 2º Batalhão de Polícia de Choque (2º BPChq) da Brigada Militar, na Rua Venâncio Aires, no Bairro Noal, onde também seguirá nesta quinta-feira (31) para mais castrações. 

O trabalho começou pelos protetores que possuem uma grande quantidade de animais e que já eram acompanhados pela Prefeitura. Posteriormente, serão atendidas as famílias em situação de vulnerabilidade que se cadastraram junto à Superintendência de Bem-Estar Animal até o início do mês. 

“É um dia histórico para Santa Maria. Hoje, damos o primeiro passo para o controle populacional e o controle de natalidade dos animais, já que, além de castrados, os animais são microchipados, ou seja, são identificados eletronicamente, com informações sobre os tutores, incentivando a posse responsável”, comemora o superintendente de Bem-Estar Animal da Prefeitura, Alexandre Caetano. 

A previsão é que sejam castrados até 12 animais por dia, duas vezes por semana, geralmente às terças e quintas-feiras. Ao longo de 12 meses, a Prefeitura de Santa Maria deve chegar a 1.032 procedimentos. 

O investimento do Município foi elogiado pelo militar da reserva Jorge Alberto dos Santos, um dos protetores foram contemplados nas primeiras ações do Castramóvel. 

“É uma ótima iniciativa. Estávamos esperando isso há anos na cidade. Vai facilitar o controle dos cães de rua, principalmente na periferia, onde há muitos cães abandonados”, afirmou Santos. 

O PROCEDIMENTO

Entre ser atendido, com a aplicação da anestesia, até ser liberado, após o término da cirurgia, o animal fica cerca de duas horas no Castramóvel. O local está equipado com gaiolas nas quais as fêmeas caninas e felinas podem aguardar a recuperação. 

O procedimento utilizado na esterilização é a ovariohisterectomia, conforme explica o médico-veterinário Filippe Melo Diniz, responsável técnico da Ninagut Consultoria Veterinária, empresa de Minas Gerais, vencedora da licitação. A Ninagut contratou profissionais de Santa Maria para executar o trabalho, mas Diniz está na cidade para acompanhar o início do funcionamento do Castramóvel. 

“A ovariohisterectomia é uma cirurgia que faz a remoção do útero e dos ovários do animal que, depois de passar pelo procedimento, não vai manifestar cio e ter gestação ou infecções uterinas”, explicou o médico-veterinário. 

A equipe do Castramóvel conta com anestesista, cirurgião e uma estagiária para auxiliar na cirurgia. 

ATENÇÃO, CADASTRADOS! 

A Superintendência de Bem-Estar Animal está entrando em contato com as famílias que se cadastraram para avisar sobre as datas e horários na qual o Castramóvel estará no respectivo bairro. O número que aparece na tela do celular quando a equipe realiza as ligações é o (55) 3921-7138. 

A previsão é que o Castramóvel comece a atender esse público em maio. A partir de abril, o trailer será levado para outros locais do Município, em cronograma que ainda está em fase de organização: São José, Nova Santa Marta, Nossa Senhora Medianeira, Distrito de Boca do Monte, Diácono João Luiz Pozzobon, Pinheiro Machado, Perpétuo Socorro, Itararé e Chácara das Flores.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Fotos: Alex Caceres (Prefeitura)

Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial