Secretaria de Município de Meio Ambiente

27/03/2022 27/03/2022 20h42m

Comunidade de Santa Maria pôde conhecer o Castramóvel da Prefeitura neste domingo (27)


Foto: Alex Caceres (Prefeitura)

Atendimentos começam nesta quarta-feira (30)

Santa Maria pôde conhecer o Castramóvel da Prefeitura de Santa Maria neste domingo (27), em apresentação do veículo na Praça General Mallet, no Bairro Passo D’Areia. O trailer adaptado para esterilização de animais ficou exposto para a comunidade em um evento que teve a presença de representantes de instituições que contribuíram para que projeto se tornasse realidade. ONGs ligadas à causa animal também participaram do evento com distribuição de material educativo, brechós e arrecadação de ração.

“Agradeço a todos que trabalharam incansavelmente para concluirmos esse processo do Castramóvel. Agora, vamos começar os atendimentos e cuidar ainda mais da saúde dos nossos animais e buscar o controle populacional de cães e gatos. Cuidar da saúde dos animais também é cuidar da saúde das pessoas”, destacou o prefeito Jorge Pozzobom, na Praça do Mallet, acompanhado do vice Rodrigo Decimo.

O secretário de Meio Ambiente, Guilherme Rocha, salientou que manter o controle de animais subdomiciliados faz parte dos cuidados e de bem-estar animal.

“Desejamos que, com o controle da procriação de cães e gatos, no futuro, a população de animais subdomiciliados chegue a zero. Fazer este processo agora vai nos trazer resultados, mas precisamos que toda Santa Maria participe deste trabalho conosco”, apontou o titular da pasta, presente na atividade.

A secretária adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig, reforçou as falas do prefeito e do colega da pasta de Meio Ambiente:

“Nossa satisfação é que o Castramóvel está se concretizando. Este é um trabalho conjunto, de muitas mãos de dentro da Prefeitura, mas que precisa continuar a ser feito junto com os moradores do nosso Município. Porque cuidar da saúde da cidade também implica em cuidar da saúde dos animais domesticados”, assinalou.

O Castramóvel também conta com emenda impositiva do vereador Adelar Vargas, conhecido como Bolinha. No ato de apresentação do veículo à comunidade, o parlamentar reforçou a necessidade de cuidados com os animais e pontuou que abandono é crime.

“É um dia muito alegre, apresentarmos o Castramóvel, que logo vai começar os atendimentos de esterilização de cães e gatos. E além de chamar todos para trabalharem junto com a gente nos cuidados aos animais, reforço aqui que abandono de animais é crime. Então, para que não tenhamos mais o risco de aumentar a população de rua de cães e gatos, utilizem deste sistema. Para mantermos a nossa cidade cada vez mais saudável, e todos os animais mais felizes e em lares amorosos”, finalizou o vereador.

Além da comunidade em geral, também participaram do ato na Praça General Mallet, os secretários municipais de Habitação, Juliano Soares, de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro, as adjuntas de Comunicação, Thaise Moreira, e de Meio Ambiente, Daniela Dalla Lana, o superintendente de Bem-Estar Animal, Alexandre Caetano, e a veterinária do Executivo Municipal Patrícia Silveira. Ainda estiveram presentes os vereadores Admar Pozzobom, Manoel Badke, Alexandre Vargas, Luci Duartes e o presidente do Legislativo, Valdir Oliveira. O mascote Bolota também participou do evento.

ATENDIMENTOS
Os primeiros atendimentos do Castramóvel serão realizados a partir desta quarta-feira (30). Conforme já divulgado anteriormente, as primeiras cirurgias contemplarão tutores com uma grande quantidade de animais e que já eram acompanhados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. A primeira ação ocorrerá a partir das 8h30min, na sede do 2º Batalhão de Polícia de Choque (2º BPChq) da Brigada Militar, na Rua Venâncio Aires, no Bairro Noal.

Depois que essa etapa for concluída, terão início as castrações das fêmeas caninas e felinas cadastradas pela população em situação de vulnerabilidade social até o início de março. Na ocasião, presencialmente e por e-mail, 402 animais foram inscritos por 217 famílias. A previsão é que esse público comece a ser atendido a partir de maio. Entretanto, a equipe da Superintendência de Bem-Estar Animal já está entrando em contato com as famílias para comunicar a data na qual o Castramóvel estará no bairro e para passar as demais orientações necessárias.

Para ter o pet castrado, é preciso que os tutores que se cadastraram comprem antibióticos, anti-inflamatórios e colar elizabetano ou roupa de proteção pós-cirúrgica. Os produtos podem ser adquiridos em agropecuárias e devem ser apresentados na data do atendimento.

O Castramóvel terá atendimentos duas vezes por semana, geralmente às terças e quintas-feiras. A estimativa da Prefeitura é de que sejam realizados até 12 procedimentos cirúrgicos por dia. Além de castradas, as fêmeas caninas e felinas serão microchipadas. Por meio da tecnologia, a Secretaria de Meio Ambiente consegue arquivar e acessar, quando for necessário, informações sobre o animal e o proprietário, como nome completo, contato e endereço. É uma forma de incentivo à posse responsável dos pets.

A empresa que vai trabalhar no Castramóvel é a Ninagut Consultoria Veterinária, de Minas Gerais. Apesar de ser de outro Estado, a empresa contratou profissionais de Santa Maria para trabalhar no Castramóvel. O trailer será puxado por um trator da Secretaria de Meio Ambiente. A projeção é de que sejam feitas, em média, 86 castrações por mês, em um total de 1.032 ao longo de 12 meses.

O procedimento de esterilização será a ovariohisterectomia, que consiste na retirada dos ovários e do útero das fêmeas. O material cirúrgico, os anestésicos e os medicamentos ficarão sob responsabilidade da empresa contratada. Inicialmente, o Castramóvel será utilizado somente para fêmeas, pois elas costumam apresentar mais problemas reprodutivos, como tumores venéreos, infecções uterinas e neoplasias mamárias (câncer).

RECURSOS
O investimento da Prefeitura de Santa Maria para o custeio do Castramóvel é de R$ 413.238,00. O valor é composto por recursos próprios da Prefeitura, do Ministério Público, do Programa Melhores Amigos do Governo do Estado e de emenda impositiva do vereador Adelar Vargas, o Bolinha. O Castramóvel em si foi adquirido com recursos de emenda parlamentar articulada pelo deputado estadual Dirceu Franciscon junto ao deputado federal Ronaldo Nogueira.

Início das castrações*
– Quando – Quarta-feira, 30 de março, a partir das 8h30min
– Onde – Sede do 2º BPChq, na Rua Venâncio Aires, no Bairro Noal
*O Castramóvel começará os atendimentos por tutores que possuem uma grande quantidade de animais e que já eram acompanhados pela Secretaria de Meio Ambiente. Para esse trabalho inicial, o Castramóvel será levado até os bairros Noal, São José, Nova Santa Marta e Nossa Senhora Medianeira e o distrito de Boca do Monte

Atenção
Produtos que devem ser adquiridos pelos tutores para os cuidados pós-cirúrgicos
– Antibióticos e anti-inflamatórios
– Colar elizabetano ou roupa de proteção pós-cirúrgica

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Foto: Alex Caceres (Prefeitura) 
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial