Inicial > Meio Ambiente > Notícias > Duas espécies de árvores são suprimidas...

Secretaria de Município de Meio Ambiente

29/10/2021

Duas espécies de árvores são suprimidas pela Prefeitura em trecho da Avenida Rio Branco, no Centro


Iniciativa ocorreu em função das estruturas estarem comprometidas devido à ação de cupins

Para oferecer mais segurança à população, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, concluiu a supressão de duas espécies de árvores, as guapuruvus, em dois locais do canteiro central na Avenida Rio Branco, no Centro, nesta quinta-feira (28). Na última semana, após vistoria realizada por equipe de secretaria, juntamente com a Defesa Civil Municipal, foi constatada a ação de cupins que danificaram parte das estruturas localizadas no canteiro central da avenida, oferecendo riscos às pessoas que circulam pelo local, sendo necessárias as podas.

Uma espécie suprimida estava no entre as ruas dos Andradas e Silva Jardim. Já a outra, entre as ruas dos Andradas e Venâncio Aires, em frente à Catedral Metropolitana. O superintendente de Praças, Parques, Canteiros e Jardins, Roberto Dotto, explica que as duas guapuruvus são de espécies antigas e já estavam com os galhos e troncos comprometidos. A espécie é nativa do Brasil e de países da América Central, com a floração amarela ocorrendo na primavera e no verão, podendo chegar a 30 metros de altura.

“As árvores eram altas e muito antigas. Já ofereciam riscos principalmente porque os locais são de grande circulação de pessoas. Foi preciso utilizar um caminhão com cesto para que fosse possível cortar os galhos e o tronco. Já constatamos que na Praça Saldanha Marinho há outras duas espécies que também já apresentam problemas na estrutura. Por isso, será preciso ser feita a poda. Após, faremos um estudo para o plantio de outras nestes locais”, reforça Dotto.

Para realizar as supressões foram isolados os locais, e os serviços tiveram o apoio da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU).

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086) 
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial