Inicial > Meio Ambiente > Notícias > Veterinários da Prefeitura de Santa Maria...

Secretaria de Município de Meio Ambiente

01/09/2021

Veterinários da Prefeitura de Santa Maria apoiam Polícia Civil em operação contra maus-tratos


Prefeitura de Santa Maria

Servidores atuaram juntos às equipes que averiguaram cerca de 60 locais do Município 

Para apurar denúncias de maus-tratos de animais, a Polícia Civil, por meio do Cartório de Proteção aos Animais da 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP), realizou a Operação Cachorro Louco, em Santa Maria. A ação ocorreu ao longo desta terça-feira (31) e contou com três veterinários da Prefeitura, apoiadora da operação. O Executivo Municipal foi representado pelos servidores Alexandre Caetano, Patricia Silveira e Carlos Flavio Barbosa da Silva. O trabalho também teve a participação de veterinários da rede particular. 

“A ação foi muito exitosa. Poucos casos com os quais nos deparamos eram de maus-tratos intencionais. A maior parte era de animais negligenciados ou com bem-estar inadequado. Por isso, passamos orientações aos tutores para que algumas situações pudessem ser ajustadas”, afirma Alexandre Caetano, que atua como superintendente de Bem-Estar Animal na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

De acordo com o delegado Carlos Alberto Dias Gonçalves, da 1ª DP, foram cerca de 60 locais averiguados. Foi efetuada uma prisão em flagrante, em uma residência onde cães foram encontrados em “inanição severa”, isto é, não eram alimentados corretamente há bastante tempo. Assim como Alexandre Caetano, o delegado também acredita no efeito pedagógico da operação. 

“Desde quando foi criado o Cartório de Proteção aos Animais, mantemos uma interação bastante significativa com a Secretaria de Meio Ambiente. Sempre que solicitamos apoio da Prefeitura, somos atendidos. É um apoio fundamental para o nosso trabalho”, agradece o delegado. 

O Cartório de Proteção aos Animais foi criado em abril de 2021 em Santa Maria.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291) 
Foto: Prefeitura de Santa Maria 
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial