Inicial > Meio Ambiente > Notícias > Prefeitura realizará a supressão de duas...

Secretaria de Município de Meio Ambiente

31/08/2021

Prefeitura realizará a supressão de duas árvores no Parque Itaimbé e plantará outras seis no local


Árvores serão retiradas na manhã desta quarta-feira (1º). O plantio das novas mudas ocorrerá na quinta-feira (2), se não chover

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizará, na manhã desta quarta-feira (1º), a supressão de duas árvores no Parque Itaimbé, próximo ao barranco adjacente à Rua Venâncio Aires. As plantas são da espécie platanus e estão comprometidas por conta de um ataque de pragas. Os danos são irreversíveis. As duas árvores serão substituídas por outras seis, da espécie liquidâmbar. O plantio das mudas ocorrerá na quinta-feira (2), se não chover. 

As novas plantas foram doadas à Prefeitura de Santa Maria pelo agrônomo e professor aposentado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rogério Antônio Bellé. A liquidâmbar é uma espécie nativa das américas do Norte e Central. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, é uma árvore considerada bastante ornamental devido à intensa coloração das folhas no outono, com tons que variam do verde claro ao vermelho, passando pelo amarelo e pelo laranja. Entretanto, a pasta ressalta que o uso dessa planta na arborização urbana deve ser restrito e feito sob planejamento cuidadoso, com supervisão de profissionais habilitados, como é o caso da ação realizada pela Prefeitura.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291) 
Arte: Gibran Carrazzoni / Prefeitura

Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial