Secretaria de Município de Meio Ambiente

13/08/2021

Na retomada das ações com equinos, Prefeitura implanta chips e tira dúvidas da comunidade


Foto: João Vilnei (Mtb: 18.086)

Iniciativa ocorreu no Alto da Boa Vista, no terreno em frente à Creche Sinos de Belém, na Região Oeste

Após a suspensão das ações em função da pandemia, a Prefeitura de Santa Maria retomou nesta sexta-feira (13) a microchipagem de equinos. Durante a iniciativa, quatro cavalos receberam o dispositivo. O trabalho ocorreu no Alto da Boa Vista, no terreno em frente à Creche Sinos de Belém, na Região Oeste. Devido à pandemia, o uso de máscara de proteção facial de forma correta e uso de álcool em gel foi obrigatório durante os atendimentos.

Apesar de poucos cavalos microchipados, a equipe da Prefeitura conversou com a comunidade para sanar dúvidas relacionadas aos equinos e à legislação para as carroças com tração animal. 

“As pessoas queriam saber mais sobre a proibição do uso de animais de tração, até quando poderiam andar nas áreas permitidas. Mas saíram com suas dúvidas sanadas. Além disso, os donos dos cavalos entenderam a importância da microchipagem, viram que o animal não sofre dentro do reboque e saíram felizes com os documentos que levaram, com os animais legalmente oficializados. Solicitamos a esses proprietários, para nos ajudarem a divulgar o trabalho, conversando com outros carroceiros”, conta o superintendente de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Santa Maria, o médico-veterinário Alexandre Caetano.

A microchipagem de equinos começou ainda em 2019 no Município para incentivar a posse responsável dos animais. Através da tecnologia, é possível, com a utilização de um aparelho leitor, identificar quem é o proprietário do animal. A inovação auxilia em eventuais ocorrências de furto ou acidentes que envolvem algum animal, por exemplo. 

Antes da pandemia de coronavírus, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio da Superintendência de Bem-Estar Animal, havia microchipado 166 equinos, a maioria deles na região da Vila Maringá, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon. A estimativa é que ainda existam cerca de 1,4 mil cavalos de carroças — que são o principal alvo das ações — para serem microchipados em Santa Maria. A microchipagem tem o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Texto: 
Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial