Inicial > Meio Ambiente > Notícias > Prefeitura de Santa Maria faz o...

Secretaria de Município de Meio Ambiente

20/05/2021

Prefeitura de Santa Maria faz o plantio de mudas de jacarandá ao longo da Avenida Presidente Vargas


Foto: João Vilnei (Mtb: 18.086)

As espécies nativas fazem parte do padrão de árvores do canteiro central da avenida

Para manter a unidade estética e dar continuidade à arborização ao longo de toda a Avenida Presidente Vargas, a Prefeitura de Santa Maria, por Meio da Secretaria de Meio Ambiente, fez o plantio de cerca de 15 mudas de jacarandá no trecho da avenida a partir da Rua Visconde de Pelotas até a Avenida Ângelo Bolson, na manhã desta quinta-feira (20). O plantio segue nesta sexta-feira (21) se o clima permitir. As mudas de jacarandá substituem espécies não nativas que foram suprimidas.

Em outra ação, a Secretaria de Meio Ambiente já fez o plantio de outras 30 mudas da mesma espécie, também na Presidente Vargas, entre as ruas Floriano Peixoto e Visconde de Pelotas. 

“Esse plantio com jacarandás segue até a Avenida Jornalista Maurício Sirotsky Sobrinho e vai totalizar 85 mudas. Dando continuidade a esses plantios, serão plantadas mais 49 mudas de ipê roxo na Avenida Walter Jobim a partir da Avenida Jornalista Maurício Sirotsky Sobrinho até a BR-287. Para isso, serão suprimidas algumas espécies exóticas das avenidas”, explica o superintendente de Praças, Parques, Canteiros e Jardins, Roberto Dotto.

Bairro Menino Jesus 

Em outra ação da Secretaria de Meio Ambiente, na manhã desta quinta-feira (20), houve a supressão de duas espécies de tipuana que estavam localizadas na Rua José Aita, entre as ruas Senador Cassiano do Nascimento e Major Duarte, no Bairro Menino Jesus. Já a retirada dos galhos e troncos deve ocorrer nesta sexta, por isso, o local está isolado e foi sinalizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana para orientar pedestres e motoristas.

O serviço foi realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Superintendência de Praças, Parques, Canteiros e Jardins, e pela empresa RGE. A solicitação de supressão foi feita por moradores do entorno, por meio de um abaixo-assinado, devido às árvores oferecerem sérios riscos à rede elétrica, aos pedestres e aos motoristas que transitam pela via. Após o destocamento dos exemplares arbóreos, será feito um levantamento pela Secretaria de Meio Ambiente para o plantio de espécies nativas adequadas para o local. 

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial