Secretaria de Município de Meio Ambiente

14/05/2021 14/05/2021 18h54m

Prefeitura vai realocar contêineres em área central e ampliar fiscalização de descarte de resíduos


Ação será feita com contêineres da Rua do Acampamento, um dos principais pontos comerciais da cidade

Para melhorar o aspecto visual de um dos principais pontos de comércio de Santa Maria e garantir a correta destinação de resíduos recicláveis, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, vai realocar os contêineres localizados na Rua do Acampamento, no trecho entre as ruas Dr. Astrogildo de Azevedo e José Bonifácio. Os equipamentos serão colocados nas vias transversais. A ação ocorrerá a partir da próxima terça-feira (18), durante a noite, para não atrapalhar o fluxo do trânsito. 

“É um dos nossos principais centros comerciais da cidade e um local de grande circulação de pessoas. Observamos o mau uso dos equipamentos, com descarte irregular de material reciclável, muitas vezes jogado no chão, ao lado dos contêineres, que deveriam ser destinados aos locais adequados. Além disso, o trânsito, muitas vezes, é prejudicado na hora da coleta em algum dos contêineres”, explica o secretário em exercício do Meio Ambiente, Gerson Vargas Peixoto. 

Dessa forma, os moradores e os empreendimentos da região deverão procurar aos contêineres mais próximos para depositar seus resíduos. O Executivo Municipal vai intensificar a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que responsabiliza os geradores a efetuarem o descarte correto do lixo produzido. De acordo com Peixoto, as empresas locais precisam destinar os resíduos recicláveis diretamente a locais devidamente licenciados e a associações de catadores. 

“Não será mais tolerado o descarte de materiais recicláveis ao lado dos contêineres, sob pena de autuação”, afirma o secretário em exercício e engenheiro ambiental. 

Imagens das câmeras de monitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) passarão a ser utilizadas com mais frequência para monitorar qualquer ação de destinação irregular de resíduos no Município, não só por empresas, mas, também, por pessoas físicas.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Foto: Prefeitura Municipal de Santa Maria
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial