Secretaria de Município de Meio Ambiente

04/05/2021 05/05/2021 17h47m

Com o Parque Natural dos Morros, Santa Maria participa de projeto de desenvolvimento sustentável


Prefeitura de Santa Maria

Programa de Aceleração do Projeto Áreas Protegidas Locais é promovido por rede internacional de governos e, em 2021, contempla, além de Santa Maria, outras cinco cidades brasileiras 

O Parque Natural Municipal dos Morros, em Santa Maria, foi um dos seis selecionados para participar do Programa de Aceleração do Projeto Áreas Protegidas Locais, promovido pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. O evento de abertura do programa ocorreu na tarde desta terça-feira (4), de forma online, e contou com a participação do prefeito Jorge Pozzobom. 

“Tenho certeza de que as unidades de conservação terão um papel ainda mais importante por conta da pandemia, já que podem contribuir para o desenvolvimento econômico, para a educação e a saúde das regiões onde estão inseridas. Nós precisamos de ambientes que possam proporcionar uma vida melhor depois do que estamos passando”, afirmou Pozzobom, que, ao lado dos outros prefeitos das cidades participantes, fez um pronunciamento no início da videoconferência. 

Depois das falas dos políticos e representantes do ICLEI, a abertura do evento contou com uma aula magna com o vice-presidente regional da América do Sul da Comissão Mundial de Áreas Protegidas (CMAP) da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), o doutor Cláudio Maretti. 

Também participam do programa o Parque Natural Municipal João Vasconcelos Sobrinho, de Caruaru, em Pernambuco, o Parque Natural Municipal Templo dos Pilares, de Alcinópolis, no Mato Grosso do Sul, o Parque Natural Municipal de Niterói, no Rio de Janeiro, o Parque Natural Municipal Augusto Ruschi, em São José dos Campos, em São Paulo, e o Parque Natural Municipal do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro, no Mato Grosso. 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Santa Maria, Guilherme Rocha, até o fim deste ano, será desenvolvida uma série de atividades junto aos parques selecionados para alavancar as potencialidades de cada unidade conservacional. A maior parte delas, segundo ele, ocorrerá online, em função da pandemia. Porém, também estão previstas ações práticas na qual a equipe ligada à administração do parque deverá apresentar resultados a partir das orientações de gestão propostas pelo programa.

“Ao participar do programa, nós pretendemos otimizar os nossos processos para, no futuro, fazer com que o Parque Natural Municipal dos Morros possa ter uma infraestrutura mínima para receber visitação do público e, também, para que a gente possa trabalhar com concessões e parcerias público-privadas”, explica o secretário. 

Para a gestora do Parque Natural Municipal dos Morros, a bióloga Marina Deon Ferrarese, a participação nessa iniciativa servirá para apoiar o aprendizado sobre novas ferramentas e métodos de gerência, com olhar especial para a sustentabilidade financeira.  

“É uma excelente oportunidade para aprender, inclusive na troca de informações com os tutores do programa e gestores das outras unidades de conservação participantes. Estamos muito felizes por sermos selecionados dentre cerca de 30 inscritos. Lá na frente, essa iniciativa vai refletir na saúde da população, com a manutenção dos serviços ecossistêmicos que estão atrelados à qualidade de vida”, comemora Marina. 

O que é o ICLEI

O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 1.750 governos locais e regionais. Ela está comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável e é ativa em cerca de 100 países, nos quais busca influenciar as políticas de sustentabilidade.

Somente na América do Sul, o ICLEI conecta 80 governos associados em sete países. Santa Maria é associada à rede ICLEI desde 2010. Em 2021, o Município participa do Programa de Aceleração que visa fortalecer a gestão, o empreendedorismo e a inovação em áreas protegidas municipais e ampliar a capacidade de conservação da biodiversidade, assim como promover as unidades conservacionais para o desenvolvimento sustentável. 

Sobre o Parque Natural Municipal dos Morros

Situado na região norte de Santa Maria, o Parque Natural Municipal dos Morros é uma unidade de conservação criada em 2016, que integra o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e o Sistema Estadual de Unidades de Conservação. O Parque compreende cerca de 151 hectares situados em uma região de transição ecológica e geomórfica, com uma rica biodiversidade local. Além disso, a unidade faz parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e da Zona de Amortecimento do Corredor Ecológico da Quarta Colônia, configurando-se como uma das áreas prioritárias para a conservação do Bioma Mata Atlântica.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Fotos: Prefeitura de Santa Maria
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial