Secretaria de Município de Meio Ambiente

28/12/2017

Sustentabilidade: Prefeitura instala primeiro conjunto de móveis rústicos no Parque Itaimbé


Projeto desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente transforma troncos de árvores caídas em peças de mobiliário urbano (Foto: Deise Fachin)

Mesa e bancos foram fabricados a partir de troncos de árvores derrubadas pelo temporal de outubro

 

O forte temporal que atingiu o Município na madrugada do dia 19 de outubro não deixou só danos e prejuízos aos santa-marienses. Do caos, algumas boas ideias surgiram. Uma delas é a iniciativa proposta pela Prefeitura para reaproveitamento das árvores derrubadas pelo vento, utilizando conceitos de sustentabilidade. Somente no Parque Itaimbé, 49 delas, de diferentes espécies, tombaram. A partir de um projeto desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, os troncos estão sendo transformados em mobiliário urbano e peças decorativas.

A ideia começou a ganhar corpo no final de novembro, quando o projeto “Reaproveitamento de árvores tombadas no Parque Itaimbé” foi colocado em prática. Na ocasião, as toras de madeira espalhados pela área verde foram selecionados, recolhidos e cortados em peças menores. Na tarde desta quinta-feira (28), o primeiro conjunto de móveis rústicos – uma mesa e quatro banquinhos – foi instalado no parque, próximo ao Centro Administrativo Municipal.

Servidores da pasta e da Sulclean fizeram a colocação das peças no Itaimbé. Os móveis agora serão envernizados para aumentarem sua capacidade de suportar a ação do clima. De acordo com o projeto, além dos móveis rústicos, será criado um recanto para as crianças, também utilizando o reaproveitamento dos troncos de árvores derrubadas. A intenção é construir mesas infantis, brinquedos e floreiras. A expectativa é que a instalação das peças ocorra até o final de janeiro. Ainda, para compensar as árvores perdidas com o vendaval, a Prefeitura deve realizar o plantio de novas espécies ao longo do Parque Itaimbé.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial