Secretaria de Município de Meio Ambiente

29/11/2017

Prefeitura desenvolve projeto sustentável para reaproveitar árvores tombadas no Parque Itaimbé


Toras de madeira serão transformadas em mobiliário para uso da comunidade (Foto: Deise Fachin)

Troncos serão transformados em mobiliário urbano como bancos e mesas

 

Uma iniciativa desenvolvida pela Prefeitura pretende modificar a paisagem em alguns pontos do Parque Itaimbé, em Santa Maria. O projeto, intitulado “Reaproveitamento de árvores tombadas no Parque Itaimbé”, foi elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente e utiliza conceitos de sustentabilidade e reaproveitamento de materiais para criar mobiliário urbano e peças decorativas. Na tarde desta quarta-feira (29), servidores da pasta recolhiam a matéria-prima para as peças que serão confeccionadas: troncos das árvores que foram tombadas pelo temporal ocorrido no dia 19 de outubro.

“Estávamos priorizando a limpeza e o recolhimento de áreas com maior concentração de pessoas, como escolas, por exemplo. Agora estamos trabalhando no Parque Itaimbé e decidimos reaproveitar os troncos e galhos maiores, alguns são verdadeiras obras primas da natureza”, explica o secretário titular da pasta, André Domingues.

As toras de madeira, a maioria de grande porte, serão transformadas em floreiras, bancos, mesas e brinquedos infantis. A confecção das peças será realizada por servidores da Secretaria de Meio Ambiente e deve iniciar nas próximas semanas. A intenção é distribuir o mobiliário ao longo do Parque Itaimbé. A pasta pretende também fazer o plantio de novas espécies de árvores para compensar as perdas com o vendaval. 

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: Deise Fachin 
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial