Secretaria de Município de Meio Ambiente

23/11/2017

Oficina de Diagnóstico do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado apresenta resultados no Município


Chefe do Executivo ressaltou os trabalhos desenvolvimento pelo Governo, como o mapeamento das áreas de risco (Fotos: João Alves)

Prefeito Jorge Pozzobom participou do encontro, que busca indicar, entre vários desdobramentos, as potencialidades do Rio Grande do Sul na área ambiental

 

Santa Maria é palco, nesta quinta-feira (23), da oficina de Diagnóstico do Zoneamento Ecológico-Econômico do Rio Grande do Sul (ZEE-RS). A abertura do encontro ocorreu no Centro Universitário Franciscano (Unifra) e contou com a presença do prefeito Jorge Pozzobom, que reforçou o compromisso do Governo Municipal com as questões ambientais na cidade.

Conforme o chefe do Executivo, a Prefeitura tem trabalhado intensamente para atacar os problemas relacionados ao Meio Ambiente. Na oportunidade, Pozzobom citou o trabalho desenvolvido no Instituto de Planejamento (Iplan), que mapeou as áreas de risco do Município, oportunizando, por exemplo, saber quais pontos da cidade correm risco de alagamentos devido à chuva.

“Estamos fortalecendo o planejamento estratégico em Santa Maria nas questões ambientais, propondo novas culturas para o desenvolvimento sustentável”, disse o prefeito.

O ZEE-RS auxilia o ordenamento territorial e busca reconhecer as peculiaridades, vulnerabilidades e potencialidades do Rio Grande do Sul, com o intuito de subsidiar nas decisões – seja no Meio Físico, Biótico, Socioeconômico ou Jurídico-Institucional – pelo desenvolvimento ecológico, econômico e social do Estado, de maneira sustentável. A partir dele é possível definir políticas públicas, além de planos e programas.

“Precisamos mudar a realidade com projetos que orientem o desenvolvimento com cuidados ambientais”, ressaltou o coordenador do ZEE-RS, Nelson Neto Freitas.

Na parte da manhã, os palestrantes apresentarão os resultados das atividades de diagnósticos do ZEE-RS e, posteriormente, será aberto para debate e esclarecimento de dúvidas. Já à tarde, serão organizados grupos para coleta e percepções conforme a localidade dos participantes. Os dados colhidos serão utilizados para subsidiar as próximas etapas do trabalho.

 

Texto: Mauricio Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial