Inicial > Educação > Notícias > Programa Brasil Alfabetizado reúne alunos, professores...

Secretaria de Município da Educação

15/12/2014 15/12/2014 14h42m

Programa Brasil Alfabetizado reúne alunos, professores e gestores para confraternização de Natal


O Programa Brasil Alfabetizado (PBA) realiza, nesta terça-feira (16), a Confraternização de Natal com o tema “Minhas Conquistas: Realizando Sonhos”. O evento acontece a partir das 18h30, no Auditório do Centro Administrativo Municipal, localizado na Rua Venâncio Aires, 2277. A atividade contará com participação da secretária de Município da Educação, Silvana Guerino, da gestora local do Programa, professora Gisele Bauer, das coordenadoras Rosangela Vaz Schultz, Marisa Carvalho e Véra Simon, além dos gestores das escolas participantes do Programa, alunos e familiares. Serão 11 apresentações das turmas incluídas no PBA, mostrando as conquistas e sonhos. Segundo Véra Simon, a expectativa é receber cerca de 113 alunos da Rede Municipal de Ensino.

O Programa Brasil Alfabetizado, criado pelo Governo Federal, é desenvolvido pela Secretaria de Município da Educação (Smed), desde 2004, em várias localidades rurais e urbanas da cidade. A coordenadora Véra Simon explica que o PBA tem como finalidade alfabetizar jovens a partir dos 15 anos de idade, além de adultos e idosos, promovendo o acesso à educação como um direito de todos em qualquer momento da vida. O programa compreende um período de oito meses, onde os alunos participam das aulas de alfabetização com professores alfabetizadores voluntários. Estes são capacitados pela Smed, em parceria com as Instituições de Ensino Superior que proporcionam formação inicial e continuada.

O PBA conta, atualmente, com 15 turmas totalizando 243 alunos matriculados. Neste ano, as atividades se estendem até o final de fevereiro de 2015. “O objetivo deste evento é encerrar o ano de 2014 de forma alegre, motivadora, agradecendo pelo ano decorrido. Para tanto, professores e alunos organizaram apresentações em que irão demonstrar o seu aprendizado, a sua participação, e o sucesso alcançado até o momento, em que estão sendo protagonistas de sua aprendizagem”, destaca Véra.  A coordenadora ainda salienta que é um direito de todo o cidadão saber ler e escrever. “ Só assim ele poderá exercer seu papel social. É uma questão de dignidade, uma Santa Maria alfabetizada criará oportunidades para uma sociedade mais justa e humana”, ressalta Véra Simon.

 

Texto: Acad. Jornalismo Franciele Varaschini
Revisão/Edição: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Foto: Arqyuivo/Prefeitura

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial