Secretaria de Município da Educação

25/11/2014 25/11/2014 17h12m

Prefeitura sedia reunião com professores municipais e estaduais para debater a Educação Inclusiva


Educadores especiais da rede de ensino do município e do Estado participaram, na manhã desta terça-feira (25), da reunião mensal para discutir a situação da educação inclusiva nas instituições municipais e estaduais. O encontro, que aconteceu no Auditório do Centro Administrativo Municipal, contou com a presença do coordenador da Educação Inclusiva do município, Arlei Peripolli, da coordenadora da Educação Inclusiva do Estado, Maureline Petersen, da representante da Secretaria de Município da Educação (Smed), Vanessa Flores, e dos professores da Educação Inclusiva tanto do Estado quanto do município.

A pauta principal da reunião debateu a meta quatro da lei nacional N° 13.005, instituída dia 25 de julho deste ano. O dispositivo, junto com outros 19, faz parte do Plano Nacional de Educação (PNE), e busca universalizar, para a população de quatro a 17 anos, com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, visando, preferencialmente, a inclusão na rede regular de ensino. A intenção é garantir um sistema educacional inclusivo, com salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.

A ocasião permitiu o conhecimento e a discussão dos professores sobre a meta do PME e as 19 estratégias incluídas nela. Futuramente, baseado no Plano Nacional, será construído, por meio de uma comissão constituída por representantes de diversos órgãos, o Plano Municipal de Educação, com especificidades para as necessidades do município.

O coordenador da Educação Inclusiva do município, Arlei Peripolli, destaca a importância da construção do conhecimento e de políticas públicas através do coletivo de profissionais. “O município trabalha, hoje, com o processo de inclusão. Há toda uma política de formação de professores, de gestores, há toda uma mobilização para que todos os alunos tenham acesso e permanência em sala de aula, e aí, não só em relação a barreiras, mas também de como esse professor vai acolher esse aluno, e isso também foi discutido”, ressalta o coordenador. Uma próxima reunião para seguir com as discussões sobre a meta quatro do Plano Nacional de Educação está programada para a segunda semana do mês de dezembro.

 

Texto e fotos: Acad. Jorn. Franciele Varaschini
Edição/Revisão: Jorn. Vera Jacques (MTb 5.972)

 

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