Inicial > Educação > Notícias > Escolas do município conhecem projeto da...

Secretaria de Município da Educação

18/11/2014 18/11/2014 18h07m

Escolas do município conhecem projeto da Receita Federal e depósito de mercadorias apreendidas


Nesta terça-feira (18), três escolas da Rede Municipal de Ensino (RME) de Santa Maria participaram do projeto “Receita Federal convida: conheça nossa Aduana”. O objetivo da atividade, criada pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, é proporcionar aos alunos de todo o país, a visitação às unidades do órgão do Ministério da Fazenda que prestam serviços aduaneiros. O projeto  já está na quarta edição nacional.

Pela manhã, os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zenir Aita, acompanhados pelo delegado da Receita Federal do Brasil em Santa Maria, Araquem Ferreira Brum, e pelo Auditor Fiscal da Receita, Carlos Luciano Sant´Anna, tiveram a oportunidade de conhecer o depósito de mercadorias e veículos apreendidos pela Receita Federal, em Santa Maria.  Os dois membros do órgão público falaram aos alunos sobre a importância da fiscalização, que é feita pela Receita e os processos realizados no caso da apreensão das mercadorias que entram ilegalmente no País.

O Auditor-Fiscal explicou que o destino das mercadorias apreendidas depende da utilidade do produto. “Alguns são doados, outros leiloados, e outros, como medicamentos e pirataria, destruídos”, conta Sant´Anna. A mercadoria apreendida também é utilizada, muitas vezes, como premiação em eventos realizados nas escolas municipais pelo Programa Municipal de Educação Fiscal, um projeto da Prefeitura Municipal por meio das Secretárias de Educação e Finanças. Os alunos ainda tiveram a oportunidade de acompanhar uma demonstração, feita pela equipe do local, das operações que são realizadas com os cães treinados para detectar e localizar drogas ilícitas entre os produtos.

A coordenadora do Programa de Educação Fiscal, Rosaura Vargas, acompanhou a visita junto com os professores da EMEF Zenir Aita, Elizarlete Soares da Fontoura e João Chaves de Oliveira. Ela destaca a importância de ações como essas na formação social dos estudantes. “Esse evento é importante para complementar as informações que são trabalhadas pela educação fiscal em sala de aula, destacando os malefícios do contrabando e descaminho para toda a sociedade, assim como a correta destinação dessas mercadorias apreendidas” salienta Rosaura Vargas. A professora Elizarlete ainda refere o interesse dos alunos pelos assuntos relacionados à Educação Fiscal tanto em sala de aula, quanto em projetos realizados a cerca do assunto. “Eles gostam do tema e buscam sempre participar de eventos como esse”, completa a professora.

O delegado Araquem Ferreira Brum ressalta a necessidade dos estudantes terem contato, ao longo de sua formação, com conceitos relacionados à cidadania. “É importante eles conhecerem a política de terem seus direitos reconhecidos, assim como entender a necessidade de praticar seus deveres como cidadãos. O Programa de Educação Fiscal vai incutindo esses conceitos, na formação das crianças e dos futuros cidadãos”,  completa Brum.

Na tarde desta terça-feira mais duas escolas da rede municipal visitam o depósito, a EMEF Francisca Weinmann e a EMEF Ione Medianeira Parcianello.

 

Texto: Acad. Jornalismo Franciele Varaschini
Edição: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial