Secretaria de Município da Educação

17/11/2014 17/11/2014 12h00m

Com recital de poesias encerra a 1° Semana Municipal da Leitura e da Literatura, de Santa Maria


Foto: Reinaldo Gudolin/ Câmara de Vereadores

O Plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria foi palco para o encerramento da 1° Semana Municipal da Leitura e da Literatura, nesta sexta-feira (14). O evento, promovido pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município da Educação (Smed), contou com a presença da equipe de coordenação Pedagógica da secretaria, da Vereadora Sandra Rebelato, autora da Lei Municipal N° 5719/2012, que instituiu o Dia Municipal do Livro, celebrado na última quinta-feira (13), e a Semana de Leitura e da Literatura na cidade. A data é em homenagem ao nascimento de João Cezimbra Jacques, o primeiro escritor santa-mariense a publicar um livro.

Também estiveram presentes no evento, as coordenadoras do Projeto Leitura no Coração da Secretaria de Município de Educação (Smed), Daniele Martins e Silviane Sathres, a coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal, Rosaura Vargas, a presidente da Casa do Poeta de Santa Maria (Caposm), Denise Reis, a diretora da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide, Rosângela Réchia, além de diretores e professores da Rede Publica de Ensino (RME).

A cerimônia contou com a participação dos alunos das escolas municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Dom Antonio Reis, Zenir Aita, Pão dos Pobres Santo Antônio e os pequenos do segundo ano da Diácono João Luiz Pozzobon. Os estudantes recitaram poesias referentes à leitura, tanto de autoria deles como de outros autores. A EMEF Pão dos Pobres Santo Antônio ainda distribuiu aos presentes, durante a cerimônia de encerramento, poesias elaboradas pelos alunos, a atividade é chamada pela escola de Balaio de Poesias.

A vereadora, autora da Lei, declarou que o grande objetivo de instituir o Dia Municipal do Livro e a Semana de Leitura e da Literatura é ressaltar a importância da leitura na vida das pessoas, principalmente para as crianças e adolescentes. “A leitura traz conhecimento, criação de sonhos, aperfeiçoa a linguagem e também contribui muito para a interpretação. Quem lê se torna mais feliz. Esse é o sentido da lei, criamos a Semana para darmos ênfase à leitura e ao seu valor” salienta Sandra.  A vereadora ainda parabeniza as escolas da ciadede pela participação com projetos dentro da programação do evento,  agradece a parceria da Caposm e destaca a importância do Projeto Leitura no Coração. “Desde que foi criado, nós temos um cuidado especialíssimo para que esse Projeto tenha êxito”, completa a vereadora.

As Coordenadoras do Projeto Leitura no Coração, Daniele Martins e Silviane Sathres, dizem estarem muito felizes pelo sucesso da Semana e agradecem às escolas e a todos que contribuíram para o sucesso do evento. “O Leitura no Coração vem para fomentar e dar visibilidade ao trabalho que as escolas já fazem”, declara Daniele.

A diretora da EMEF Dom Antonio Reis, Sylvia Dornelles da Cruz,  ressalta que a Semana só veio acrescentar ao trabalho que já é realizado na escola em parceira com o Projeto da Smed. “Os alunos se interessam muito por esse tipo de atividade, eles gostam de se apresentar, de fazer teatro, tanto que hoje nós temos quatro estudantes para recitar as poesias” exalta diretora.  A escola vai lançar o livro “Sempre é tempo de poesia”, com textos criados pelos alunos do 5º ao 9° ano da instituição, no dia 28 deste mês.

 

Texto: Acad. de Jornalismo Franciele Varaschini
Fotos: Acad. de Jornalismo Reinaldo Guidolin
Revisão e Edição: Jornalista Vera Jacques

 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial