Secretaria de Município da Educação

31/10/2014 31/10/2014 16h38m

Oficinas Literárias: professores da Rede Municipal participam de formação, promovida pela Smed


Nesta quarta-feira (29), as professoras das turmas de 4º e 5º anos da Rede Municipal de Ensino participaram de um curso de formação na Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (EMAI), promovido pela Secretaria de Município da Educação (Smed). A atividade foi pautada no estímulo à leitura, a partir do Projeto “A Lagoa Encantada”, E-book lançado na Feira do Livro deste ano.

Estiveram presentes, o escritor Auri Sudati, autor das histórias do livro digital; a professora do Curso de Comunicação Social/Produção Editorial da UFSM, Marília Barcellos; as professoras da Rede Municipal, Marisa Carvalho e Silvia Camargo, que participaram das atividades iniciais do projeto, desde 2012; a coordenadora do Ensino Fundamental da Smed, professora Eliane Galvão, e as coordenadoras do Projeto Leitura no Coração, Daniele Martins e Silviani Sathres.

As professoras participaram de uma oficina literária, momento no qual foi apresentado o E-book, intitulado “A Lagoa Encantada: contos para o exercício do meio ambiente, tecnologia e minorias”. Na ocasião, foi relatada a caminhada para chegar até a execução da obra e as possibilidades de utilização do material com os alunos, bem como, a exploração de forma lúdica, desenvolvendo as temáticas das histórias. Cada uma das professoras recebeu um exemplar do livro digital.

A professora Marília Barcellos destacou a importância desta parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Secretaria de Município da Educação. A professora enfatizou o envolvimento dos acadêmicos na execução deste projeto, que também contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProExt). O professor Sudati, relatou que o ano de 2014 foi um dos melhores em sua carreira de escritor, no qual lançou dois livros na Feira, escritos em parceria com alunos e professores, além do E-book, que é a sua primeira publicação digital. O autor destacou a parceria com a Smed, por meio do Projeto Leitura no Coração, que tem sido muito importante por valorizar os autores locais.

No ano de 2015, a proposta da Smed é desenvolver ainda mais o hábito da leitura entre os estudantes da rede municipal. Nesse sentido, cada um dos alunos do 4º e 5º anos receberá o E-book para desenvolver atividades de leitura tanto na escola, quanto em suas casas. Ao final, as professoras realizaram o planejamento para o próximo ano letivo, incluindo o E-book. Posteriormente, será realizado um encontro com o objetivo de repassar aos demais colegas da rede como foram desenvolvidas as atividades com os alunos e de que forma esse recurso auxiliou no incentivo à leitura.

 

Texto: Jornalista Vera Jacques
Com informações Equipe Pedagógiva/Smed
Fotos: Divulgação/Smed

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial