Secretaria de Município da Educação

15/10/2014

Encontro de gestores da rede pública avalia novas propostas metodológicas para a Educação


Na última terça feira (14), a Secretaria de Município de Educação (Smed) reuniu gestores da rede municipal de ensino, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), para organizar algumas questões relacionadas ao trabalho pedagógico da rede. Entre elas, esteve a discussão e organização do calendário escolar 2015 e a apresentação de um novo planejamento metodológico de ensino, o Projeto “Mentes Inovadoras”, uma iniciativa da empresa Mind Lab, de Israel. A Smed também aproveitou a data para parabenizar os docentes da Rede Municipal pelo dia do professor, celebrado nesta quarta-feira (15).

A nova proposta metodológica, nomeada “Mentes Inovadoras”, incentiva a aprendizagem através do lúdico, por meio de jogos que possam proporcionar maior capacidade de raciocínio e favorecer o desenvolvimento de novas habilidades aos estudantes. O projeto criado pela empresa Israelense Mind Lab, com filial no Brasil, já foi implantado em algumas escolas do Rio Grande do sul. O Colégio Farroupilha e Colégio Anchieta, ambos de Porto Alegre, são parceiros da empresa desde 2010.

Ainda, segundo a Gestora de Relacionamentos da Empresa, representante da Mind Lab no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, Anna Karina Da Col, este ano, mais 17 instituições aderiram à metodologia e já existe uma lista de colégios que pretendem adotar o projeto em 2015.

A Superintendente de Educação Básica da Smed, professora Gisele Bauer, diz que a rede municipal de ensino de Santa Maria está estudando as possibilidades de adesão do “Mentes Inovadoras”, que será avaliado pela Secretaria de Município de Educação e pelos gestores das escolas. Ela chama a atenção para o fato de que as instituições precisam estar preparadas para assumir o projeto para que ele dê certo. “Há uma perspectiva de que ele seja implantado em 2015 como um projeto piloto, mas vai depender de como os gestores vão, hoje, observar esse trabalho e sentir a importância dele. Nós vamos construir com eles a possibilidade desse projeto, por adesão” salienta, Gisele.

O projeto - Em sala de aula, a dinâmica do “Mentes Inovadoras” se concentra em contextualizar e explorar os jogos e suas regras, usando os métodos de pensamentos específicos que incentivem a prática do raciocínio lógico. Também é trabalhada a ligação entre a atividade realizada em sala de aula e a forma que ela pode colaborar e ser interpretada no contexto do dia-a-dia. Produzidos pela própria Mind Lab, os jogos são construídos e pensados para desenvolver determinadas habilidades e atender à cada faixa etária. Neles, os estudantes são estimulados a tomar decisões sobre as jogadas e a negociar com os colegas, respeitando o tempo do outro competidor. Sempre em duplas ou quartetos, o uso dos jogos também ajuda no processo de convivência e interação entre as crianças e adolescentes. Para estar apto a aplicar a metodologia, o professor deve receber 40 horas de formação pela rede de ensino.

O projeto também é um estimulo aos educadores que precisam buscar novas formas de ensino para despertar o interesse dos estudantes que tem a disposição tantas inovações tecnológicas. “Como é que eu faço esse aluno largar o celular e olhar para mim? questiona Anna Karina Da Col. "O professor vai se formando na questão da mediação. Mediação da aprendizagem é um novo lugar do educador, não é mais um professor que apenas ministra aulas. Mediar significa instigar o pensamento, direcionar para onde quer que o aluno chegue, não dar as repostas prontas” destaca, Da Col.

Para a Secretária de Município da Educação, Silvana Guerino, o “Mentes Inovadoras” se esforça para buscar um novo espaço escolar, estimulando os alunos a enfrentarem conflitos e incentivando o trabalho em equipe, o desenvolvimento crítico e o poder de argumentar através de jogos de raciocínio. “Compartilhamos com os gestores um programa que está sendo desenvolvido em vários países, atingindo mais de dois milhões de estudantes. É um programa que impacta no desenvolvimento cognitivo e sociocultural. É uma metodologia que proporciona prazer em aprender” acentua, a secretária.

 

Texto: Acadêmica de Jornalismo Franciele Varaschini

Edição e revisão: Ana Bittencourt (Mtb 14265)

Fotos: Divulgação Smed

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