Inicial > Educação > Notícias > Secretária de Município da Educação visita...

Secretaria de Município da Educação

09/10/2014 09/10/2014 17h15m

Secretária de Município da Educação visita Rio Grande do Norte para explorar proposta educativa


Desde dede a última quarta-feira (8) até o próximo domingo (12), a secretária de  município da Educação, Silvana Guerino, acompanhada pela superintendente de Recursos Humanos, Cleone Maria Charão Martin, está em visita ao distrito de Maracajaú, do município de Maxaranguape, no Estado do Rio Grande do Norte. A intenção é explorar a proposta educativa do Núcleo de Pesquisa e Extensão Cientifica (NPEC), desenvolvida no Centro de Educação Integrado de Maracajaú (Ceimar). O Centro, atualmente, atende 240 alunos no Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, com quadro funcional  de 20 professores, cedidos  pela Prefeitura Municipal de Maxaranguape e pela Fundação Grande Harmonia, e dez funcionários.

A proposta educacional, inspirada na Escola da Ponte, de Portugal, é assumida por pais, alunos e professores, buscando no aluno a formação de um cidadão mais culto, autônomo e responsável. A singularidade da proposta educativa do Ceimar é atender o aluno como um ser único. “O currículo considera a interioridade e exterioridade de cada estudante, acompanhado e tutelado pelos professores, pelos próprios alunos e pelos pais”, explica a secretária Silvana.

A titular da pasta da Educação relata que a visita  tem como objetivo acompanhar a proposta educativa no decorrer das atividades desenvolvidas nos espaços de aprendizagem, participar dos debates diários dos professores, encontro com pais, além de e estabelecer uma interlocução com professores e estudantes.

A Secretária de Educação esta sendo ciceroneada  pelo diretor da Fundação Grande Harmonia, professor Marcos Rodrigues, também pelo professor Pedro Costa, que atuou na coordenação da Escola da Ponte/Portugal, pela diretora da Ceimar, professora Olga Melo e demais professores. Na avaliação da secretária, o aprofundamento da proposta educativa desenvolvida no Centro abre horizontes para reconfigurar tempos e espaços da educação em Santa Maria.

 

Texto e fotos: Divulgação/Smed
Revisão/Edição: Jornalista Vera Jacques

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial