Secretaria de Município da Educação

16/09/2014 16/09/2014 15h42m

Escolas municipais sediarão parte de exercícios de tropas em preparação para Missão da ONU no Haiti


Santa Maria sediará de 26 a 31 de outubro um Exercício Militar de Adestramento de tropa que será empregada na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti. Denominado de Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP), o evento será coordenado pelo Centro Conjunto de Operações da Paz do Brasil, unidade sediada no Rio de Janeiro, cuja missão é apoiar a preparação de militares de militares, policiais e civis brasileiros e de nações amigas designados para missões de paz e desminagem humanitária.

Trata-se de um exercício aplicado ao final do período de preparação do Batalhão que se deslocará para o Haiti e é composto por militares da Marinha, Exército e Aeronáutica.

Durante os exercícios a tropa deve desenvolver e participar de diversas atividades sincronizadas, nas quais são criadas situações fictícias, desencadeadas com a comunidade e buscando alcançar “o ambiente operacional mais próximo da realidade ao qual a tropa será inserida”.

As escolas municipais de ensino fundamental que serão utilizadas para exercício das tropas são Profª Altina Teixeira, Martinho Lutero, Euclides da Cunha, Ledovina da Rosa Rossi, Pinheiro Machado, Pão dos Pobres Santo Antônio, Irmão Quintino e a escola municipal de ensino infantil Sinos de Belém.

Recentemente a EMEF Irmão Quintino sediou um espaço de integração com parte da tropa, a qual realizou uma série de atividades na manutenção da escola bem como na instalação de equipamentos para exercícios físicos orientados pelas crianças.

 

André Campos
Fotos: João Alves
Secretaria de Comunicação e Programação Institucional 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial