Inicial > Educação > Notícias > Campus da Fundae será reativado. Emai...

Secretaria de Município da Educação

29/08/2014 29/08/2014 17h39m

Campus da Fundae será reativado. Emai assumirá a gestão de cursos técnicos profissionalizantes


Assinatura de convênio entre prefeitura e Fundae. Foto: Vítor Mirailh

“Finalmente, Mário!” Foi com essa saudação efusiva, sob um brilho do sol que entrou por uma fresta da janela no Gabinete, que o prefeito Cezar Schirmer dirigiu-se ao conselheiro da Fundação Educacional e Cultural para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Educação e Cultura (FUNDAE), Mário Gaiger, para exprimir o significado do convênio empreendido pela prefeitura com a fundação.  “Trata-se de um esforço de quase dois anos para retirar do ostracismo as máquinas e equipamentos dos cursos de capacitação da Fundae, para reativá-las e inseri-las ao processo de inclusão social e de formação técnica e profissional com vistas a permitir a inserção, em condições competitivas, de jovens no mercado de trabalho”, pontuou o prefeito Cezar Schirmer.

Ao longo de 2012, mais de 30 cursos gratuitos de capacitação oferecidos a moradores de baixa renda foram fechados gradativamente por insuficiência de recursos financeiros da Fundae. Nesses, a maioria dos estudantes, ao concluírem seus cursos já eram posicionados no mercado de trabalho formal, como por exemplo, em Mecânica de Usinagem, no qual 70% dos formandos asseguravam contratos de trabalho. Sensível ao impacto social gerado pelo fechamento das portas da instituição, o prefeito Schirmer alocou recursos de R$ 2,6 milhões no orçamento municipal para a reativação desses cursos.

Agora, pelo acordo, a Fundae cederá parte da estrutura de seu Campus para fins didáticos e práticos, em cursos gratuitos para capacitação e inclusão econômica e social sob a orientação da Secretaria de Município da Educação, via Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (Emai). “A referência e excelência dos cursos da Emai, que estavam com demanda reprimida, serão expandidos; vamos aumentar a quantidade de recursos pedagógicos por meio dos equipamentos que inacreditavelmente estão ociosos e empoeirados em salas fechadas no Campus da Fundae; vamos ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica como meio de permitir um futuro digno e promissor aos nossos jovens estudantes de maneira que possam transformar a condição social e econômica de suas vidas pelo trabalho e pelo conhecimento qualificado”, exultou o prefeito.

Emocionado, com poucas palavras, o empresário Gaiger um histórico defensor da instituição, destacou “a contribuição relevante prestada pela Fundae e pelo espírito de altruísmo e sensibilidade social na decisão política de reativação dos equipamentos tecnológicos, muitos deles sofisticados e caros, para o apoio pedagógico à formação profissional”. A assinatura foi empreendida pelo presidente da Fundae, Zeferino Gilberto da Silva, além do prefeito Cezar Schirmer, a secretária de Educação, Silvana Guerino, o diretor da Emai, Paulo Roberto Rodrigues, a professora Terezinha Venturini, e, também pela Fundae, Lídia Nascimento de Lima e Caroline Trevisan Brasil.

Responsável pela gestão de recursos humanos, financeiros e de manutenção dos equipamentos o diretor da Emai, Paulo Roberto Rodrigues anunciou que apresentará à secretária de Educação, Silvana Guerino, um roteiro de ações imediatas para definir a oferta de cursos ao público beneficiário.

André Campos
Fotos: Vítor Mirailh (no Gabinete) e João Alves (no Campus)
Secretaria de Comunicação e Programação Institucional

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial