Inicial > Educação > Notícias > Alunos da Educação Infantil participam de...

Secretaria de Município da Educação

26/08/2014

Alunos da Educação Infantil participam de tarde de brincadeiras e conscientização ecológica


Valorizar as crianças e o trabalho que é desenvolvido nas escolas do município. Com este objetivo iniciou, nesta segunda-feira (25), a II Semana Municipal da Educação Infantil, promovida pela Prefeitura de Santa Maria. A semana visa ainda promover um período de reflexão coletiva acerca da necessidade de garantir às crianças seus direitos ao afeto, ao cuidado, à proteção e a uma educação de qualidade.

Todas as escolas do município, que trabalham com a Educação Infantil, estão envolvidas no evento e elaboraram um cronograma de atividades a ser desenvolvido até a próxima sexta-feira (29). Já a Secretaria de Município da Educação (Smed), que coordena a semana, programou ações coletivas. A primeira aconteceu na tarde desta terça-feira (26), na Gare. Cerca de 50 crianças das turmas do Maternal e Pré-Escola, das Emeis Aracy Trindade Cáurio e Ângela Tomazetti participaram do Projeto SustenPlást nas Escolas, do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Estado do Rio Grande do Sul (Sinplást).

O projeto, que pela primeira vez veio a Santa Maria, desenvolve o tema da sustentabilidade, com palestras, brincadeiras e atividades recreativas. Uma das atividades que agradaram os pequenos foi o “chute a gol”. As crianças que participaram receberam kits com um livro infantil conscientizando sobre o lixo e uma escova de dentes. O lema do projeto são os “3R`s”: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Além das atividades de conscientização ecológica, promovidas pelo Projeto SustenPlást, os alunos do município também aproveitaram a tarde para se divertir nos brinquedos infláveis e na cama elástica, proporcionados pela Smed. A próxima atividade coletiva acontece na sexta-feira (29), às 18h, com a premiação do I Concurso Literário de Textos Coletivos da Educação Infantil, na modalidade de Poesia, com crianças desde o Berçário. O evento será realizado na Câmara de Vereadores de Santa Maria. (Clique aqui e saiba mais sobre a programação da semana)

Semana Municipal foi instituída por lei municipal

O dia a 25 de agosto é considerado o Dia Nacional da Educação Infantil, em homenagem ao nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns, falecida em 2010, em um terremoto no Haiti. Já em Santa Maria, em 2013, foi instituída a Semana Municipal da Educação Infantil, comemorada na segunda quinzena de agosto de cada ano, por meio da Lei Municipal 7945/13, em consonância com a legislação federal.

 

Texto: jorn. Vera Jacques (MTb 5.972)
Foto: João Alves

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial