Secretaria de Município da Educação

25/08/2014 25/08/2014 17h25m

Santa Maria respira educação: iniciou nesta segunda (25) a II Semana Municipal de Educação Infantil


Foto: João Alves

Cerca de 40 crianças da Educação Infantil do Núcleo Infantil Caic Luizinho De Grandi, cantaram e dançaram na Abertura Oficial da II Semana Municipal da Educação Infantil. A programação ocorreu no Salão de Atos da Prefeitura, no início da tarde, e contou com a presença do prefeito Cezar Schirmer, da secretária de Educação, Silvana Guerino, da presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, Marta Zanella, professores, gestores e pais de alunos. A Semana Municipal de Educação Infantil é promovida pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município da Educação.

A II Semana de Educação Infantil, que iniciou no Dia Nacional da Educação Infantil, visa promover um período de reflexão coletiva acerca da necessidade de garantir às crianças seus direitos ao afeto, ao cuidado, à proteção e a uma educação de qualidade. As atividades também buscam valorizar e dar visibilidade às práticas desenvolvidas pelos profissionais das Emeis, Instituições Conveniadas e escolas particulares de Educação Infantil do Município de Santa Maria.

Na avaliação do prefeito Cezar Schirmer a realização do evento, pelo segundo ano consecutivo, é muito especial. “O simbolismo é exatamente este, destacar o quanto é importante este período para a vida das pessoas, não só do ponto de vista da educação, mas para a integralidade do ser humano em todas as suas dimensões”, salienta o prefeito.

Já a secretária de município da Educação, Silvana Guerino, afirma que a oferta da Educação Infantil, para o atendimento de crianças de zero a cinco anos, tem sido prioridade para o município de Santa Maria. Segundo Silvana, também se configura em uma ação na construção de um mundo melhor tanto para a criança, para seu pleno desenvolvimento, como para as famílias. “O dia de hoje, onde nós iniciamos a Semana Municipal de Educação Infantil, marca um momento não só de relembrar que estas crianças têm direito à vida, a uma infância feliz, mas também de dar visibilidade a todo este trabalho tão dedicado, tão envolvente que os profissionais que estão nas escolas têm desenvolvido como proposta pedagógica”, enaltece a secretária.

A II Semana conta com uma programação coletiva, promovida pela Smed, e também com atividades em todas as Emeis, até a próxima sexta-feira. Entre as atividades comuns, destaca-se, nesta terça-feira (26), o Programa Sustenplást nas Escolas, que tem como objetivo informar sobre os cuidados com o meio ambiente, através de teatro, passatempos e histórias em quadrinhos. A atividade acontecerá a partir das 14h, na Gare.

Outro ponto alto será a premiação do I Concurso Literário de Textos Coletivos da Educação Infantil, na modalidade de Poesia, com crianças desde o Berçário. O evento será realizado na sexta-feira (29), às 18h, na Câmara de Vereadores de Santa Maria.

As escolas da rede, que trabalham com a Educação Infantil, também já divulgaram um cronograma de atividades envolvendo as crianças e a comunidade escolar. As ações iniciaram no domingo (24), com a Abertura da III Feira de Ciências, na Emei Casa da Criança, no Bairro Passo D`Areia e prosseguem até sexta-feira (29), com atividades como panfletagem, painéis, blitze educativas, “Dia dos Avós”, apresentações de música e dança; inauguração de pracinhas; trilha ecológica literária, entre outras. ( Clique aqui e confira o cronograma na íntegra)

Semana Municipal foi instituída por lei municipal

O dia a 25 de agosto é considerado o Dia Nacional da Educação Infantil, em homenagem ao nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns, falecida em 2010, em um terremoto no Haiti. Já em Santa Maria, em 2013, foi instituída a Semana Municipal da Educação Infantil, comemorada na segunda quinzena de agosto de cada ano, por meio da Lei Municipal 7945/13, em consonância com a legislação federal.

 

Texto: Jorn. Vera Jacques (MTb 5.972)
Foto: Arquivo/Prefeitra

 

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial