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Secretaria de Município da Educação

23/07/2014

Diversidade e inclusão social: tema para a formação de gestores em educação durante 4 dias


O Curso de Formação de Gestores em Educação Inclusiva, chega a sua décima edição conceituado como um dos mais importantes seminários da área na região. Desenvolvido pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Educação (Smed), o evento trouxe nessa quarta-feira (23), a palestra do professor Dr. José Pacheco, com a temática “Ensinando na Diversidade: Uma experiência da Escola Ponte de Portugal”.  

O coordenador da educação inclusiva do sistema municipal de Santa Maria, Arlei Peripolli, relatou que a proposta do curso é proporcionar o debate em torno do conhecimento como processo de inclusão nas escolas da rede pública. “As palestras trazem discussões e fundamentações de todas as temáticas abordadas”, afirma Peripolli.

No primeiro dia de curso, no turno da noite, foi realizado o concurso do primeiro prêmio aos gestores, denominado “Experiências Educacionais Inclusiva: a escola experienciando a diversidade”.  A concorrência se deu entre os educadores inscritos, mas apenas sete projetos foram selecionados e avaliados por uma comissão científica, com a premiação dirigida ao destaque no trabalho desenvolvido em sua área respectiva.

Para Luiz Roberto Camilo Belin, 54 anos, professor de português e atualmente coordenador técnico pedagógico da secretaria de Restinga Seca, disse que iniciativas como estas vêm ao encontro da necessidade dos professores, para compreender o que é inclusão e como se faz inclusão. “Aprendemos de uma forma diferente, nós temos que nos incluir à forma de aluno que está entrando. A escola toda tem que se movimentar, desde a direção até a merendeira, e é isso que o curso está diferenciando. Uma coisa fundamental que foi abordada é a inclusão de necessidades especiais e aquelas que estão na marginalidade, com outros problemas sociais; como incluímos? Isso que aprendemos, inclusão social”, afirma Belin.

Nas noites dos dias 22 e 23 foram destinados para o debate em torno de iniciativas como se dá a inclusão no município e em como ocorrem outras práticas nos municípios de abrangência. O curso atingiu 850 inscritos de professores da rede municipal e estadual, com 111 gestores e secretários de educação dos municípios de abrangência. Neste ano, o seminário trabalhou sob o tema “Educação Inclusiva: processos, práticas e múltiplas linguagens”.

O evento transcorreu durante os três turnos de cada dia e o encerramento está previsto para esta quinta-feira (24), com término às 16h, para a realização de momento cultural com o café literário e apresentação do projeto “Criar, brincar e aprender”, que é um incentivo à leitura. O projeto tem como objetivo qualificar o currículo da educação básica na cidade, oferecendo momentos e práticas de construção do conhecimento, procurando atingir alunos da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

 

Acadêmica de Jornalismo Bruna Moura
Edição: André Campos
Fotos: João Vilnei
Secretaria de Comunicação e Programação Institucional 

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