Inicial > Educação > Notícias > Espaço para alunos fazerem descobertas em...

Secretaria de Município da Educação

20/04/2022 20/04/2022 16h57m

Espaço para alunos fazerem descobertas em oficina é promovido pela Prefeitura


A Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Finanças, com execução do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), realizou uma oficina presencial no Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM). A atividade ocorreu nesta terça-feira (19) para alunos das escolas EMEF Chácara das Flores, EMEF Pedro Kunz, EMEF Duque de Caxias, EMEF Reverendo Alfredo Winderlich e EMEF Lidovino Fanton. 

“A parceria do PMEF com o NTEM no projeto Aluno Monitor é de fundamental importância para a educação como um todo, pois o trabalho voluntário destes jovens não é simplesmente a execução das atividades repassadas pelo professor, mas propiciar um ambiente de aprendizagem colaborativa além de se envolver nas atividades como responsável, promovendo uma postura ética e cidadã nesse aluno frente aos compromissos que a função exige”, declarou a coordenadora adjunta da PMEF, Adriana Aires Pereira, que participou da oficina.

O intuito do encontro junto aos estudantes foi apresentar o projeto “Aluno Monitor” realizado pela Prefeitura por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM). Com a iniciativa, serão qualificados alunos monitores para auxiliar os professores nas atividades na sala de informática e de informar acerca das campanhas de incentivo à emissão de notas fiscais com CPF na compra de qualquer produto ou serviço. Os estudantes participantes realizarão um trabalho voluntário e participarão de uma oficina onde estarão habilitados a realizar o cadastro nas campanhas Peça Nota ISSQN e Nota Fiscal Gaúcha ICMS. 

“O Projeto Aluno Monitor da Sala de Informática vem ocorrendo desde 2015 com o objetivo de potencializar o uso dos recursos tecnológicos nas escolas da rede pública municipal de Santa Maria, como experiência inovadora no que se refere ao protagonismo dos alunos, pois ao mesmo tempo que aprendem, tomam-se incentivadores do uso das tecnologias educacionais como prática cotidiana, incluindo digitalmente professores e alunos da rede municipal de ensino. O referido projeto vai se adequando a realidade de cada momento. Na edição de 2022, tivemos 20 escolas inscritas e a parceria do Programa de Educação Fiscal. Os alunos acompanhados de um professor farão a formação continuada ao longo do ano. A ação apoia-se na relevância da integração das tecnologias educacionais à prática pedagógica dos professores municipais, como estratégia para transposição de desafios de ensino-aprendizagem e para o uso das tecnologias existentes nas escolas”, explicou a representante do NTEM, Marite Moro Neocatto. 

Texto: Gabriella Verfle Ludovico (estagiária de Jornalismo)
Imagem: Nathália Velasques - Estagiária de Publicidade e Propaganda/UFSM
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial