Secretaria de Município da Educação

02/12/2021

Escola Municipal José Paim promove atividades por meio de vivências sobre a educação no campo


Nesta sexta-feira (3), a instituição representará a região Sul do país em evento da Unesco

Duas iniciativas voltadas para o desenvolvimento da educação no campo são realizadas pela Escola Municipal de Ensino Fundamental José Paim de Oliveira. Nesta quinta-feira (2), ocorre o 1º Intercâmbio Pedagógico entre países do Mercosul. O evento que começa às 19h, pelo canal do Youtube da escola, é aberto para toda a comunidade escolar de Santa Maria e demais interessados pelo desenvolvimento da educação e dos campos de aprendizagem (confira a programação abaixo). A atividade tem apoio da Secretaria Municipal de Educação (SMEd), da Universidade Franciscana (UFN) e da EMATER-RS. O objetivo do Intercâmbio é destacar os espaços de aprendizagem, valorização e potencialização da educação no Município. 

A 5ª edição do Mosaico Saberes do Campo ocorreu na quarta-feira (1º). A atividade teve como intenção fazer a troca de práticas desenvolvidas no meio rural e como elas podem ser aproveitadas no contexto escolar. Conforme a organizadora da iniciativa, Maria Goreti Rocha Farias, que é diretora da Escola José Paim de Oliveira, o Mosaico contou com professores das áreas rurais do Uruguai, que compartilharam vivências e saberes de suas atuações. Esses profissionais participarão, nesta quinta-feira, do 1º Intercâmbio Pedagógico entre países do Mercosul. 

A secretária de Educação, Lúcia Madruga, foi uma das participantes do Intercâmbio, junto com a coordenadora das Escolas do Campo, Angela Maria Rossi. As professoras fizeram relatos de práticas pedagógicas no contexto rural. 

Por produzir um material de boa qualidade ao longo desses cinco anos de Mosaico de Saberes do Campo, a escola José Paim de Oliveira, que é associada da PEA Unesco, foi convidada para apresentar a atividade nesta sexta-feira (3), em seminário nacional da Unesco. A escola será a única da Região Sul do país a participar do evento. A PEA Unesco é uma rede de escolas comprometidas em promover ideias, valores e prioridades da Unesco.

Segundo dia de evento: 
- Quando: nesta quinta-feira (2), às 19h
- Como assistir: Canal do Youtube da Escola José Paim de Oliveira 
- Atividades: 
- Vídeo educaccional - Contextualização da proposta “Vivenciando o ser, saber e fazer do campo através da educação ional sobre o resgate das ações voltadas para as Vivências e Experiências Comunitárias (VEC);
- Primeiro painel “Prosa com a comunidade” - relatos e vivências;
- Segundo painel “A proposta pedagógica para além dos espaços escolares”

Texto: Anna Clara Dorneles Tesche (Estagiária de Jornalismo da UFSM)

Secretaria Extraordinária de Comunicação 
Prefeitura de Santa Maria 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial