Secretaria de Município da Educação

24/08/2021 24/08/2021 18h01m

Prefeitura celebra o Dia Nacional da Educação Infantil por meio de conquistas para a etapa de ensino


Foto: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)/Arquivo

Representantes de escolas reforçam a conscientização sobre a importância da formação dos pequenos

Nesta quarta-feira (25), Dia Nacional da Educação Infantil, a Prefeitura de Santa Maria e a Secretaria Municipal de Educação convidam todos a participarem do "Movimento de Conscientização sobre a importância da Educação Infantil". O objetivo é mostrar como a educação na primeira infância, que é um direito do zero aos cinco anos, faz diferença na formação dos pequenos cidadãos.

O prefeito Jorge Pozzobom reforça a participação de todos neste movimento de valorização desta fase de ensino e também agradece aos profissionais de toda a Rede Municipal, que se esforçam para atender a primeira etapa da educação básica. Ele também destaca os investimentos em estrutura para melhor atender as crianças do Município por meio da Educação Infantil.

“Muito obrigado. Ainda mais neste momento, em que vivemos uma pandemia, em que o vínculo, o contato e a interação com as crianças e as famílias precisam ser reinventadas. Já entregamos duas creches, uma na Brenner e outra no Cipriano, está a caminho a da Diácono João Luiz Pozzobon, depois vem a Medianeira e do Residencial Lopes. Por isso que eu digo, educação para nós, é prioridade. Não no discurso, mas na prática”, salienta o prefeito.

 A secretária de Educação, Lúcia Madruga, também agradece e parabeniza aos profissionais da Educação Infantil e lembra que as escolas têm currículo emergencial e plano de contingência para atuarem neste momento atípico. Além disso, ela ressalta que todos os cuidados necessários são seguidos para acolher e continuar atendendo as crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino, seja de forma presencial ou remota. E também reforça as ações de vacinação dos profissionais da Educação, que agora recebem a segunda dose do imunizante contra a Covid-19.

“Gostaria de parabenizar a todas as nossas escolas da Educação Infantil pelo Dia Nacional da Educação Infantil. Estamos andando com o calendário e fazendo a segunda dose da vacinação, trazendo segurança para todos que não mediram esforços para atender as nossas crianças no período da pandemia. Cuidar de nossas crianças, é cuidar de nosso futuro. Então, muita gratidão a todos e a todas que fazem parte das escolas de Educação Infantil de nosso Município”, assinala Lúcia. 

Desde 2017, quando começou a primeira gestão do prefeito Jorge Pozzobom, até agosto deste ano foram chamados e assumiram as vagas 243 professores exclusivos da Educação Infantil, sendo 120 professores de creche (berçário e maternal) e 123 para a pré-escola. Estes profissionais foram aprovados no Concurso Público do Município de 2017.

Nesta quarta-feira (25), ocorre a 5ª Parada de Formação da Rede Municipal de Ensino (RME), atividade que integra o Dia Nacional da Educação Infantil.

EDUCAÇÃO INFANTIL NA RME
– Escolas exclusivamente de Educação Infantil - 21
– Escolas de Ensino Fundamental que também atendem a etapa da Educação Infantil - 41
– Escolas conveniadas que atende a Educação Infantil da Rede Municipal - 3
– Designados para a etapa na RME em 2021 (até 24 de agosto) - 3.276 crianças
– Turmas: 324
• Berçário - 26
• Maternal - 98
• Pré-escola - 200
– Professores que assumiram vagas nesta etapa, de 2017 a agosto de 2021 - 243 profissionais
• Berçário e maternal - 120
• Pré-escola - 123

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Foto: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)/Arquivo
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial