Secretaria de Município da Educação

28/04/2021 28/04/2021 19h01m

A 1ª Parada de Formação de 2021 da Rede Municipal foi marcada por troca de afeto e planejamento


Fotos: Prefeitura de Santa Maria

Palestra online com o jornalista e poeta Fabrício Carpinejar encerrou 1ª edição do evento neste ano 

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Educação, promoveu, nesta quarta-feira (28), a 1ª edição de 2021 do evento “Paradas de Formação da Rede Municipal de Ensino (RME)”. Por questões de saúde e segurança, devido à pandemia de coronavírus, as atividades foram todas online. 

As “Paradas” ocorrem ao longo do ano e consistem no fato de que todos os professores e servidores da Rede “parem as aulas por um dia” e voltem suas atividades para a formação profissional e humana. O objetivo desse primeiro encontro de 2021 foi aprimorar os processos técnicos e qualificar capacidades em vários aspectos da atuação profissional.

O prefeito Jorge Pozzobom participou da abertura desta “Parada de Formação” e salientou a importância do trabalho realizado pela Rede Municipal de Ensino para milhares de crianças e adolescentes. O chefe do Executivo assinalou que os problemas e imprevistos ocorrem, mas é como as pessoas lidam com eles que faz toda a diferença e, para Pozzobom, os servidores da Educação do Município fazem o melhor para a comunidade escolar sempre. 

“Aprendi que é preciso acreditar, ter esperança, e eu acredito em todos vocês. Muito obrigado e também parabéns a todos os servidores da educação pelo trabalho desenvolvido sempre, mas, principalmente, pelo bonito trabalho e dedicação neste momento complicado pelo qual passamos, que é a pandemia de coronavírus. Eu sei que vocês trabalharam muito em 2020 e não farão diferente daqui para frente”, reforçou o prefeito.
 
De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Madruga, a Rede Municipal de Ensino construiu uma bela caminhada em 2020, apesar do cenário de adversidades da pandemia de Covid-19, que teve como resultado o ensino remoto.

“Em 2021, continuamos nessa caminhada diferenciada. Que é um movimento que pensa muito no processo de formação dos nossos professores, dos servidores e das escolas. Tudo pela diferença na elaboração e na aplicação das atividades, agora no ensino remoto, e para fazer a diferença lá, quando houver o encontro com o aluno em sala de aula de novo. A nossa Rede é especial em todos os aspectos”, salientou Lúcia.

O tema desta edição foi "Presente com Afeto", que buscou formas de manter as inter-relações entre as escolas, principalmente neste momento de distanciamento social, criando espaços de diálogo e apoio entre as 80 escolas da Rede Municipal de Ensino. Assim, a abertura da 1ª Parada foi com uma atividade online, apenas para as escolas da Rede Municipal de Ensino, em que teve a revelação de um amigo secreto virtual.  Na parte da tarde, cada escola promoveu suas atividades de formação e integração da equipe. 

O encerramento da 1ª Parada de Formação RME foi com uma palestra virtual do jornalista e poeta Fabrício Carpinejar, aberta a toda a comunidade escolar – servidores, alunos, pais e responsáveis. 

“Sou fã da figura do professor, minha mãe é professora. Nós não temos noção do que o professor significa. O professor sempre será melhor do que o Google. O professor não dá informações, ele conta histórias. O professor vai funcionar mesmo sem Wi-Fi, mesmo sem luz, mesmo no temporal. O professor não facilita a busca, ele exercita a memória. Ele não cria dependência, ele possibilita amizades, amizades entre os livros”, disse Carpinejar no início da palestra.

A transmissão ocorreu pelo Youtube do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Santa Maria (NTEM)

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Prefeitura de Santa Maria
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial