Secretaria de Município da Educação

27/04/2021 27/04/2021 21h21m

Prefeitura entrega equipamentos eletrônicos da Educação Gaúcha Conectada a 11 escolas municipais


Foto: Guilherme Scapin Borges (Mtb: 18.470)

Outras 12 instituições da Rede Municipal de Ensino receberão os itens nesta quinta-feira (29)

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), entregou, na manhã desta terça-feira (27), 223 equipamentos eletrônicos para 11 escolas municipais que são beneficiadas pelo Programa do Estado “Educação Gaúcha Conectada”, que tem aporte financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). O repasse dos itens às instituições ocorreu na sede da Smed a partir de um cronograma de horários elaborado pela pasta, para evitar aglomerações. Todos os protocolos de saúde e segurança foram seguidos na recepção dos representantes das escolas.

A coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM), Maritê Moro Neocatto, diz que a ideia era fazer um grande evento, reunindo todas as escolas beneficiadas, para a entrega dos itens eletrônicos. Contudo, devido ao atual cenário da pandemia, a Smed optou pela entrega escalonada para um representante de cada instituição de ensino.

“O Município recebeu os equipamentos no final do ano passado, mas, por questão de segurança, já que os eletrônicos devem ficar nas escolas, optamos em esperar o início do ano letivo de 2021 para repassar os itens às instituições de ensino beneficiadas. Sabemos que esse material vai ser de grande auxílio para as nossas escolas, tanto para os alunos quanto aos professores, mesmo em período de atividades remotas”, destaca Maritê.

A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aracy Barreto Sacchis, Andreia Maria Ferretti Lima, que recebeu, na manhã desta terça-feira, os itens eletrônicos que serão usados na instituição de ensino, concorda com a coordenadora do NTEM. Para Andreia, este é um momento de muita alegria com a concretização de um trabalho que, mesmo no Ensino Remoto, vem rendendo frutos.

“Temos trabalhado incansavelmente para que nossas crianças e nossos adolescentes estejam em contato com a escola a partir das tecnologias e orientados pela professora responsável. Agora, com o recebimento do material, conseguimos pensar também a longo prazo nas propostas e nos projetos que serão desenvolvidos, inclusive quando for o momento do retorno presencial”, comemora a diretora.

As entregas, no mesmo modelo, seguem nesta quinta-feira (29) para as outras 12 escolas municipais beneficiadas pelo programa Educação Gaúcha Conectada. No total, são 432 itens eletrônicos que a Rede Municipal de Ensino recebe, sendo 312 notebooks, 20 kits de eletrônica e 100 kits de robótica.

O PROGRAMA
O “Educação Gaúcha Conectada” é uma iniciativa do programa Educação Conectada, do BNDES, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com o suporte técnico do Centro de Integração para a Educação Brasileira (Cieb). O projeto tem como objetivo apoiar a universalização do acesso à internet de qualidade e para assegurar as condições necessárias para a inserção da tecnologia, para uso pedagógico e de gestão, no cotidiano das escolas públicas.

Escolas que receberam material nesta terça-feira (27):
– EMEF Professora Rejane Garcia Gervini
– EMEF Irmão Quintino
– EMEF Lívia Menna Barreto
– EMEF Aracy Barreto Sacchis
– EMEF Castro Alves
– EMEF Euclides da Cunha
– EMEF Perpétuo Socorro
– EMEF Pinheiro Machado
– EMEF Professora Altina Teixeira
– EMEF Zenir Aita
– EMEF Reverendo Alfredo Winderlich

Escolas que recebem o material nesta quinta-feira (29):
– EMEF São João Batista
– EMEF Vicente Farencena
– EMEF Júlio do Canto
– EMEF Ione Parcianello
– EMEF Nossa Senhora da Conceição
– EMEF Padre Gabriel Bolzan
– EMEF Maria de Lourdes Castro
– EMEF Professora Hylda Vasconcellos
– EMEF Diácono João Luiz Pozzobon
– EMEF Antônio Gonçalves do Amaral
– EMEF Professor Adelmo Simas Genro
– EMEF Chácara das Flores

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Guilherme Scapin Borges (Mtb: 18.470)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial