Secretaria de Município da Educação

28/11/2019 28/11/2019 14h55m

Prefeito participa do último encontro de professores para formação de gestores em 2019


Docentes ouviram palestra sobre tecnologia e pensamento computacional na Educação Básica ministrada pelo professor Christian Puhlmann Brackmann

Ocorre, nesta quinta-feira (28), o último encontro de professores para formação de gestores em 2019. Durante a manhã, o prefeito Jorge Pozzobom, junto de cerca de 60 docentes, acompanhou a palestra sobre tecnologia e pensamento computacional na Educação Básica, ministrada pelo professor do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) Christian Puhlmann Brackmann.

A iniciativa da Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Educação, começou no início deste ano. De acordo com o secretário adjunto de Educação, Marcio Andrei de Melo Carvalho, os encontros são oportunizados para que haja troca de experiências entre os diretores e vice-diretores das escolas municipais de Educação Infantil e Fundamental, além de muni-los, por meio de docentes e outros profissionais convidados de outras instituições, de instrumentos para qualificar ainda mais o ensino nos locais onde trabalham.

“Tivemos um ano com diversas atividades e chegamos ao encontro final. Muito obrigado pela participação de todos. Tenhamos todos um ótimo dia de trabalho!”, desejou o secretário adjunto.

O prefeito Jorge Pozzobom enfatizou o compromisso da administração pública com a educação.

“Vocês, professores, são diretamente responsáveis pela educação em Santa Maria. Por meio do trabalho da secretária de Educação Lúcia, do Marcio, vejo como vocês trabalham com amor, e cabe a nós, enquanto Prefeitura, incentivá-los. Mais do que dar um abraço, eu vim aqui, hoje, para agradecer”, disse o prefeito.

O professor Brackmann começou a sua fala questionando os docentes sobre o que esperar das profissões no futuro. No seu entendimento, a inteligência artificial fará, cada vez mais, parte da vida de todas as pessoas, de forma que afetará a todos. Dessa forma, é importante que as crianças e adolescentes aprendam mais sobre computação em geral, e programação mais especificamente, nas escolas. Brackmann é um dos pesquisadores brasileiros que primeiro propuseram integrar esses conhecimentos ao conteúdo programático do Ensino Básico.

Durante a tarde, o professor Diego Lutz, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), vai falar sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Texto: João Pedro Lamas (Mtb 17688)
Fotos: João Vilnei (Mtb 17922)

Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial