Secretaria de Município da Educação

27/11/2019 27/11/2019 16h28m

Prefeito participa da formatura no Proerd de alunos de três escolas em Santa Maria


Cento e vinte alunos participaram da solenidade que ocorreu na Escola Adelmo Silmas Genro, no Bairro Nova Santa Marta

O prefeito Jorge Pozzobom participou, na manhã desta quarta-feira (27), da formatura no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) de 120 alunos de três escolas em Santa Maria. A solenidade ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Adelmo Simas Genro, que fica na Rua Irmã Terezinha Werner, no Bairro Nova Santa Marta.

O Proerd tem como objetivo munir jovens estudantes de informações e habilidades para viver de maneira saudável, sem drogas e violência. Ele é ministrado por policiais militares voluntários, devidamente qualificados para a atividade. Suas aulas ensinam, de forma cativante, descontraída e lúdica, maneiras de resistir a pressões, por exemplo, para o consumo de drogas.

Formaram-se estudantes da EMEF Adelmo Simas Genro, da EMEF Professora Altina Teixeira e da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Santa Marta.

De acordo com a direção da EMEF Adelmo Simas Genro, as atividades com os alunos começaram no início do ano. Os encontros ocorriam, geralmente, às quintas-feiras, em horário de aula. Quem ministrava as lições era o soldado Robson Carlesso de Arruda, do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon).

“Nós atendemos, principalmente, às áreas com maiores índices de vulnerabilidade social. Tem se mostrado eficiente para a reflexão, discussão e prática de valores morais, éticos e sociais voltados à prevenção. No começo, os alunos ficam ressabiados, com receio daquela figura fardada que está, agora, em sala de aula. Com o tempo, o gelo vai quebrando, começa a surgir uma relação de confiança, e vamos vendo mudanças no comportamento de cada um. Demonstram mais responsabilidade e são mais prestativos. É uma melhora no comportamento em geral”, conta o soldado Carlesso.

Como forma de reconhecimento pela dedicação às atividades, os alunos que redigiram as melhores redações sobre o Proerd receberam medalhas na ocasião da formatura. Da Adelmo Simas Genro, os alunos que se destacaram foram Eduardo Israel e Manuela Gonçalves; da Altina Teixeira, Estéfani Pessoa de Souza e Conrado Lorentz; e da Santa Marta, Júlia Flores.

Há 21 anos no Rio Grande do Sul, e desde o começo em Santa Maria, o prefeito Jorge Pozzobom afirmou que o Proerd é um dos melhores programas que a população tem.

“É um programa de extrema importância porque ele cuida das nossas crianças. E reafirmo o compromisso desse governo com a Educação. Não há outra saída para um futuro melhor que não o investimento forte em Educação”.

O tenente Jean Nascimento, que representou a BM na solenidade, agradeceu aos professores, pais e responsáveis pela confiança que depositaram no programa.

“Sabemos que o mais importante é a ação preventiva. Mostrar para as crianças e adolescentes o caminho correto, o que se deve e o que não se deve fazer”, disse.

Qualquer instituição de ensino pode participar do Proerd, seja uma escola municipal, estadual ou particular. Mais informações pelo telefone (55) 3220-6400.

Texto: João Pedro Lamas (Mtb 17688)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial