Inicial > Educação > Notícias > Escola Municipal de Educação Infantil João...

Secretaria de Município da Educação

20/11/2019

Escola Municipal de Educação Infantil João Franciscatto é a vencedora da Gincana Movimenta RS


Competição estadual promove a importância da educação fiscal e da cidadania

O projeto de horta escolar da EMEI João Franciscatto, no Bairro São José, levou o primeiro lugar da Gincana Movimenta RS, do Governo Estadual. Plantada e cuidada pelos estudantes, a horta une fundamentos como a importância de uma alimentação saudável, a cidadania e as ações coletivas. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (19) com o recebimento de brinquedos para as 129 crianças responsáveis pela horta. A premiação ocorrerá em 3 de dezembro, no Auditório dos Auditores Fiscais da Receita Municipal, em Porto Alegre.

A Gincana Movimenta RS é realizada pelo Grupo de Educação Fiscal do Rio Grande do Sul, em parceria com as secretarias estaduais da Fazenda e da Educação. A competição é uma ferramenta para integrar todo o Estado no debate da importância da Educação Fiscal, fazendo com que o cidadão entenda a importância social dos tributos. 

A iniciativa é dividida em duas fases: municipal e estadual. Na primeira, em que a EMEI João Franciscatto participou, foram realizadas cinco atividades em que as instituições de ensino competiram entre si. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Ramos, de Pareci Novo, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Adelarmo Nunes, de Braga, ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Na segunda etapa, em nível estadual, cada escola vencedora teve de elaborar um projeto de Educação Fiscal que tivesse resultado significativo para a comunidade. 

Conforme uma das professoras, Camile Lima, o projeto Horta na Escola de Educação Infantil já é uma tradição na instituição de ensino. Tem o objetivo de promover o cuidado com a saúde para evitar sobrecarga do sistema público. A iniciativa trata da horticultura como tema transversal e integrador da Educação Fiscal. Por isso, a escola organizou um espaço para o cultivo de uma horta, a fim de aproximar os alunos da natureza, propiciar uma relação afetuosa entre ambos e conscientizar as crianças sobre a importância de cuidar do meio ambiente. 

Com a atividade, os alunos desenvolveram noções de investimento, custos e despesas, desde a compra de verduras, frutas e legumes, até o cultivo da horta. Com isso, foi gerada uma economia para a escola de R$ 178 com a diminuição dos gastos na compra desses alimentos. A consequência é o entendimento dos alunos sobre a importância de pedir a nota fiscal no ato da compra, pois foi demonstrado a eles que o valor dos impostos recolhidos com o documento fiscal retorna à sociedade em forma de saúde, educação e segurança. 

A EMEI João Franciscatto também foi uma das finalistas do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2019, sendo uma das três representantes gaúchas na iniciativa. Para a premiação, a escola participou com o projeto “Educação Fiscal: vivenciando a cidadania por meio do brincar”.

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: divulgação / Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial