Secretaria de Município da Educação

25/10/2019 25/10/2019 16h52m

Duas escolas da Rede Municipal de Ensino são finalistas do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2019


Escolas João Franciscatto e Pão dos Pobres representam o Rio Grande do Sul na final

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) João Franciscatto e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pão dos Pobres Santo Antônio estão na final do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2019. Três instituições representam o Rio Grande do Sul na final – sendo duas delas de Santa Maria. No total, 39 escolas de todo o Brasil estão na disputa.

Conforme a coordenação, esta edição do Prêmio bateu recorde de inscrições. No total geral, foram 331 trabalhos de todo o país. Os trabalhos selecionados serão avaliados pela Comissão Julgadora da premiação, que se reunirá na próxima semana, nos dias 29 e 30 de outubro, em Brasília. Os prêmios em dinheiro variam de R$ 2 mil a R$ 10 mil. Ao todo, serão distribuídos mais de R$ 50 mil em premiação.

A dedicação das duas escolas que representam Santa Maria pôde ser vista durante o 11º Festival de Teatro: Educação Fiscal em Cena, ocorrido nos dias 23 e 24 de outubro. Na ocasião, estudantes das duas instituições apresentaram peças e mostraram um pouco do que as escolas produzem sobre Educação Fiscal.

“Santa Maria é referência em todo o país quando o assunto é trabalhar a Educação Fiscal. O resultado é que o Estado poderia indicar três escolas para o prêmio e, pelo trabalho desenvolvido aqui, indicou duas de Santa Maria”, ressaltou a auditora fiscal Rosaura Vargas, do Programa Municipal de Educação Fiscal.

Criado em 2012, o Prêmio Nacional de Educação Fiscal valoriza e premia trabalhos que envolvam temáticas de educação fiscal, oportunizando a discussão sobre a função social dos tributos, propiciando a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controle social e fiscal do Estado.

EMEI JOÃO FRANCISCATTO
Título: Educação Fiscal: Vivenciando a cidadania por meio do brincar

RESUMO: O projeto “Educação Fiscal: vivenciando a cidadania por meio do brincar” é desenvolvido na EMEI João Franciscatto desde 2012 e envolve, atualmente, 127 crianças, entre 3 e 6 anos, seus familiares, professores e funcionários. Tem por objetivo trabalhar o tema da Educação Fiscal de forma transversal e integradora durante todo ano letivo, conectando saberes de forma lúdica. Contando com a participação de estagiárias, professoras e direção, a metodologia do projeto abrange práticas de leitura e encenações, que despertam a curiosidade e o interesse das crianças, por meio do elemento lúdico: contação de histórias, apresentação de fantoches e peças teatrais. As dinâmicas envolvem também música, jogos, filmes, culinária e plantio de hortaliças, atividades que buscam colocar o aluno como protagonista de seu aprendizado. O projeto sustenta-se teoricamente nos preceitos de Lev Vygotsky e Paulo Freire, que defendem que todo o conhecimento é construído socialmente, no âmbito das relações humanas, enfatizando o papel da linguagem e da brincadeira. As interações, a linguagem, os jogos e a brincadeira foram os eixos condutores das práticas desenvolvidas, as quais se tem buscado inovar a cada ano, submetendo-as à revisão, avaliação e implementação. Um dos resultados do projeto é a iniciativa “Resgatando valores para um mundo melhor através do brincar”, no qual as professoras elaboram atividades, conforme a necessidade e características de cada turma, pensando que, desde a Educação Infantil, precisam ser abordados conceitos como “respeito”, “cidadania”, “direitos” e deveres”, necessários para uma boa convivência em grupo. Só a educação é capaz de atingir o objetivo de formar cidadãos conscientes, mostrando o melhor caminho a seguir para construir uma sociedade com educação e qualidade de vida. Também, trabalhou-se com apresentações de teatro, em que se abordava valores como: função social dos tributos, importância da nota fiscal, cidadania, hábitos saudáveis, preservação do meio ambiente e do patrimônio público. O lúdico facilita a compreensão das crianças, pois se aproxima da maneira como elas veem o mundo, estimulando sua imaginação e criatividade e proporcionando o desenvolvimento intelectual e social. É na Educação Infantil que construímos valores que serão levados para a vida, e a missão da escola é complementar a ação da família. É necessário conscientizar as crianças, família e comunidade sobre a importância de viver a infância com plenitude, construindo, aos poucos, conhecimentos que serão implementados ao logo de toda vida. Tudo que é público tem um custo, que é pago por todos nós. A escola, a família e a comunidade devem andar de mãos dadas, em prol do bem comum.

 

EMEF PÃO DOS POBRES SANTO ANTÔNIO
Título: Educação Fiscal e Cidadania: Aprendendo Para a Vida

RESUMO: O projeto “Educação Fiscal e Cidadania: Aprendendo Para a Vida” é desenvolvido na EMEF Pão dos Pobres Santo Antônio desde 2007 e envolve toda a escola, mais de 40 professores e 600 estudantes, que anualmente, são incentivados por estudantes (monitores) do oitavo ano. São em torno de 60 alunos, a cada ano, que trabalham no turno inverso com turmas dos anos iniciais ao sexto ano. Seu objetivo geral é incentivar a busca pelo conhecimento, fomentando o crescimento pessoal e social e possibilitando o exercício da cidadania. Seus objetivos específicos são: desenvolver a expressão oral e escrita, o hábito de pesquisa e o senso crítico; propiciar informações sobre a origem e destino dos recursos públicos; estimular os alunos e seus familiares a solicitarem a nota fiscal; orientar a comunidade escolar sobre o destino dos impostos; valorizar o ambiente escolar, conservando o patrimônio público; sensibilizar a comunidade para participação nas campanhas Peça Nota Santa Maria e Nota Fiscal Gaúcha. As atividades do projeto são realizadas em várias disciplinas. Nas aulas de geografia, são trabalhadas questões sociais, econômicas, políticas, culturais e ambientais, assim como questões referentes aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, esclarecendo funções, atribuições e destacando a importância da participação na gestão pública. São feitas pesquisas e leituras sobre a Educação Fiscal (arrecadação, aplicação e fiscalização dos impostos via nota fiscal), passeios de estudo à Câmara de Vereadores, ao Gabinete do Prefeito e às Secretarias de Município, a partir dos quais os estudantes podem questionar os diferentes representantes do poder público sobre os temas trabalhados em aula. Na disciplina de Ciências, são abordadas questões ambientais, a qualidade de vida na cidade e a aplicação dos impostos ligados à saúde, dando ênfase a Santa Maria (RS). Na disciplina de Matemática, são coletados dados sobre investimentos na educação, saúde e meio ambiente, usados na elaboração e análise de gráficos, envolvendo as quatro operações matemáticas, cálculos com porcentagem, etc. Na disciplina de História, são desenvolvidos estudos sobre a história dos tributos, desde a época do Brasil Colonial. Na disciplina de Português, é trabalhado o tema da Cidadania, com interpretação de textos, debates, elaboração de dissertações, poesias, paródias, que culminam com apresentações orais e montagens de painéis. Muitos desses trabalhos são apresentados, posteriormente, na Mostra de Educação Fiscal e na classificatória do Festival Cid Legal Canta e Dança, com todas as turmas da escola. A escola incentiva, ainda, que funcionários, pais e professores participem não só como espectadores ou orientadores, mas, também, como autores de trabalhos, podendo apresentar suas produções e interagir com os alunos. Ao terem contato com o projeto, os alunos dos anos iniciais ao sexto ano, por sua vez, elaboram trabalhos lúdicos, como histórias em quadrinhos, teatro de fantoches, atividades de dança e poesia, etc. Durante os últimos cinco anos, um total de 2.038 estudantes receberam o trabalho dos alunos dos oitavos anos. Por fim, O “Cidadania: aprendendo para a vida” é um elo entre os demais projetos que são desenvolvidos na escola, como o “Festival Literário”, resultado do trabalho iniciado pelo projeto de Educação Fiscal, com contação de histórias, elaboração de textos e poesias, etc. Nesse processo de ensino-aprendizagem, é possibilitado aos estudantes o entendimento sobre as inter-relações de diversas áreas do conhecimento.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial