Inicial > Educação > Notícias > Prefeitura de Santa Maria realiza Turismo...

Secretaria de Município da Educação

26/06/2019 26/06/2019 17h47m

Prefeitura de Santa Maria realiza Turismo Rural Pedagógico no Distrito de Boca do Monte


Iniciativa do Programa Municipal Mosaico de Saberes do Campo percorreu propriedades rurais nesta quarta-feira (26)

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município da Educação, realizou, na manhã desta quarta-feira (26), mais uma etapa do projeto Turismo Rural Pedagógico, que é integrante do Programa Municipal Mosaico de Saberes do Campo (Promsac). Desta vez, a programação foi destinada à formação de professores das escolas do Município, e o roteiro incluiu paradas em propriedades rurais no Distrito de Boca do Monte.  A visitação percorreu vários pontos turísticos com destaque para os locais de produção agrícola e criação de gado e de ovinos. Participaram do encontro a secretária municipal de Educação, Lúcia Madruga, e a pedagoga Cláudia Bassoaldo Ramos, coordenadora  da Educação do Campo, da Secretaria. A próxima etapa está prevista para ocorrer em agosto com a participação de estudantes.

Durante a primeira parada do percurso, na Agropecuária Dom Amaro, a secretária Lúcia Madruga abriu os trabalhos apresentando a evolução do Promsac desde a sua criação, em 2017.  Ela lembrou que o Programa se sustenta em várias dimensões, sendo uma delas a formação continuada de professores, que procura aproximá-los da realidade rural. Outra é o Turismo Rural Pedagógico, que inclui a participação dos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Também há uma preocupação com a formação da consciência ecológica dos alunos para que, no futuro, eles possam servir de multiplicadores a respeito de que a vida no campo pode ter produção sustentável e gerar mercado de trabalho.

 “Desde 2017, foram mapeadas várias propriedades rurais de Santa Maria, que se tornaram parceiras do Programa. Neste primeiro momento, os diretores, professores e o pessoal da Secretaria de Educação estão conhecendo os lugares para que possam se apropriar das atividades que acontecem em cada local e transformá-las em conteúdo de sala de aula. Com isso, também estaremos investindo nas próximas gerações, que poderão encontrar no campo alternativas para escolha profissional ou de um modo de viver”, explicou a secretária de Educação.

Negócios nas mãos da família

Na Agropecuária Dom Amaro, predomina a criação de gado de corte e ovinos. A produção permanece há 85 anos sob o comando da própria família, que incentiva a sucessão dos negócios. Destaca-se a gestão da criação e a produção de ovelhas como responsabilidade da 3ª geração, com a filha de 22 anos do casal proprietário e herdeiro do investimento.

Já em outro local, na propriedade familiar de Adriana Stefanello, o foco são as frutas vermelhas com produção dedicada à preservação do meio ambiente, pois a água utilizada é de fonte natural, com pouco consumo de energia e sem uso de agrotóxico.  Na época de frio, os morangos ganham especial atenção, com produção semi-hidropônica (em recipientes suspensos, com substrato de nutrientes, terra e água). O diferencial na produção é a venda em circuito curto, ou seja, venda direta ao consumidor.

Gastronomia e passeio de campo são os pilares da Comedoria do Peixe, negócio de família que conta com apoio de amigos.  O espaço permanece aberto diariamente, mas a capacidade máxima é para 10 pessoas. Por isso, é preciso agendar a visita, que inclui passeio pela propriedade, que tem animais e açude para produção de peixes, além de venda direta. O almoço é servido na casa dos moradores.

Saiba mais sobre o Promsac

O Programa Municipal Mosaico de Saberes do Campo é uma iniciativa que busca formação contínua, fomentando a socialização do conhecimento e das experiências de quem vive no e do Campo. Sustenta-se em dois grandes eixos: Formação Continuada específica, para docentes que atuam nas escolas do campo, e o Turismo Rural Pedagógico, que abrange todos os alunos da rede municipal de ensino (zona urbana e rural). A aprendizagem ocorre  por meio de práticas realizadas no âmbito rural, utilizando os recursos naturais do meio, atividades agrícolas, pecuárias e artesanais, desenvolvidas como ferramenta de ensino. 

Texto: Erenice de Oliveira (Mtb: 9040)
Fotos: João Vilnei  (Mtb-18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial