Inicial > Educação > Notícias > Política pública começa suas atividades no...

Secretaria de Município da Educação

10/06/2019 10/06/2019 17h31m

Política pública começa suas atividades no Centro Educacional Conexão de Saberes


Alunos participam, no contraturno escolar, de oficinas, capacitações e qualificações em diferentes áreas voltadas à inovação e ao empreendedorismo

Na mesma segunda-feira (10) em que foi anunciado o investimento de R$ 7 milhões no Parque Industrial e Tecnológico (leia aqui), a Prefeitura de Santa Maria deu o pontapé inicial em uma das políticas públicas educacionais que vão transformar a realidade de meninos e meninas do Município. Promovida pela Secretaria de Município de Educação, a iniciativa denominada “Conexão de Saberes” foi lançada ainda em março de 2019 e atende cerca de 300 jovens da Educação de Jovens e Adultos (EJA) diurna.

A proposta foi apresentada pela secretária de Educação, Lúcia Madruga, durante solenidade no Santa Maria Tecnoparque. Concomitantemente à apresentação da titular da pasta, alunos ligados à política pública participaram, em diferentes salas do mesmo edifício, das oficinas de ferramentas digitais, de empreendedorismo e de artes visuais. É que o espaço, lembrou Lúcia Madruga, é também a sede do Centro Educacional Conexão de Saberes.

“Trabalhamos a inovação e o empreendedorismo no contexto educacional. Dessa forma, os estudantes são apresentados a novas ferramentas e a oficinas de aprendizagem e de criatividade. As metodologias diferenciadas aplicadas garantem os objetivos do projeto, que são a prevenção da evasão escolar e a correção idade/série”, explicou a secretária de Educação.

O prefeito Jorge Pozzobom foi até as três salas de aula no Santa Maria Tecnoparque parabenizar os alunos por participar do projeto, bem como os professores que ministram as instruções. Segundo o chefe do Executivo, essa é uma oportunidade de os estudantes terem acesso a novos conhecimentos.

“Tenho certeza que, ao sair daqui, vocês terão ainda mais oportunidades no mercado de trabalho, além de amplos e diferentes ensinamentos, já que estarão em desenvolvimento novas habilidades e potencialidades”, destacou o prefeito Jorge Pozzobom.

O Conexão de Saberes une o empreendedorismo e a Educação, garantindo um dos projetos do Governo do prefeito Pozzobom e do vice-prefeito Sergio Cechin. A política pública promoverá qualificações, oficinas e atividades empreendedoras, inserindo os adolescentes da EJA diurna no chamado Espaço Maker, em que os projetos voltados à inovação permitem o desenvolvimento criativo, empreendedor e autônomo.

O projeto Conexão de Saberes consiste em dois pilares: Reparador, com trabalho voltado à distorção idade/série; e Preventivo, com intenção de garantir o ensino de qualidade com trabalhos de prevenção, a fim de garantir o aluno na série correta. Oito escolas da Rede Municipal já aderiram ao projeto a partir da Educação de Jovens e Adultos diurna, que integra a política pública em caráter reparador. Assim, a Prefeitura abriu 18 novas turmas em 2019, e estão matriculados 275 estudantes de 15 a 17 anos.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial