Secretaria de Município da Educação

29/05/2019

Programa Municipal Mosaico de Saberes do Campo realiza primeiro roteiro de 2019 em São Valentim


Terceiro ano da iniciativa conta com novidades para professores e alunos

A proposta inovadora que teve início em 2017 pela Secretaria de Educação realizou a primeira atividade deste ano no distrito de São Valetim. Nesta quarta-feira (29), mais de 20 representantes de escolas municipais participaram do Programa Mosaico de Saberes do Campo (Promsac), ação que incentiva professores e estudantes a conhecerem as potencialidades rurais de Santa Maria.

Em São Valentim, os participantes fizeram visita ao Memorial dos Carreteiros, a uma cooperativa de grãos, ao Balneário Vale do Sol, além de um CTG e um abatedouro. O grupo também visitou uma propriedade rural sustentável. O roteiro foi acompanhado pela secretária da Educação, Lúcia Madruga, e pelo adjunto, Marcio Carvalho, pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Delcimar Borin, e pela coordenadora do Promsac, Cláudia Bassolado.

“Nosso objetivo é mostrar as potencialidades dos distritos para as pessoas que vivem no próprio Interior de Santa Maria e, por vezes, não têm tempo de conhecer tudo. Incentivando a visita dos educadores, queremos que eles sejam os disseminadores do nosso turismo rural”, explica Cláudia.

Para reforçar ainda mais a importância do Programa, neste ano, a Prefeitura abre a iniciativa também para escolas urbanas. Anteriormente, só participavam escolas rurais. A ideia é que as potencialidades dos distritos sejam de conhecimento de mais pessoas. Nesta primeira atividade de 2019, participaram representantes das escolas municipais Caic Luizinho de Grandi, Lidovino Fanton, Pão dos Pobres, Santa Flora, João de Maia Braga, José Paim de Oliveira, Bernardino Fernandes, Manoel Ribas e Boca do Monte. A próxima edição do Promsac ocorrerá nos distritos de Pains e Arroio do Só.

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: Divulgação / Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial