Inicial > Educação > Notícias > “Desafiando Limites” integra estudantes e professores...

Secretaria de Município da Educação

20/12/2018 20/12/2018 16h31m

“Desafiando Limites” integra estudantes e professores durante atividade em Itaara nesta quinta


Prefeito Jorge Pozzobom e secretária de Educação, Lúcia Madruga, acompanharam parte das atividades

 

A chuva torrencial que caiu nesta quinta-feira (20) não impediu que estudantes da Rede Municipal e de outras instituições de ensino se divertissem durante a segunda edição do evento “Desafiando Limites”. A atividade faz parte do projeto Empreender na Escola: do Ensino à Produção, que tem como objetivo promover ações integradas entre alunos de escolas do Ensino Fundamental, professores e estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), além de profissionais do setor produtivo.

As ações do “Desafiando Limites” foram realizadas em um sítio na cidade de Itaara, sob a coordenação do professor do curso e Administração da UFSM, Ítalo Fernando Minello. O prefeito Jorge Pozzobom e a secretária de Educação do Município, Lúcia Madruga, acompanharam parte das atividades.

“A Educação é uma prioridade no nosso Governo e temos investido o máximo possível nesta área. Ações como esta, que integram os estudantes e estimulam atitudes empreendedoras, são fundamentais para o desenvolvimento de vocês”, comentou o chefe do Executivo.

O projeto Empreender na Escola: do Ensino à Produção nasceu a partir de uma iniciativa da Associação Distrito Vivo e, hoje, atende cerca de 520 alunos da Rede Básica de Ensino. Do Município, são beneficiadas com o projeto as escolas Maria de Lourdes Castro, Martinho Lutero, Altina Teixeira e Pinheiro Machado. Ainda, também participam do projeto a Casa de Apoio Dona Odete e a Universidade Tecnológica do Uruguai. As atividades do projeto são desenvolvidas ao longo do ano junto à grade curricular da escola, culminando nas atividades do “Desafiando Limites”.

Com a chuva, nem todos os alunos e escolas participaram das atividades desta sexta-feira. No “Desafiando Limites”, são propostas diversas atividades ao ar livre (mergulho no tonel, caça minhoca, tirolesa com ovo, pesca, dança coreográfica, stand up, confecção de balsa, entre outros), com a intenção de trabalhar o espírito de equipe, o contato com a natureza, a competição saudável, entre outros. Ao fim das competições, os grupos concorrem a prêmios, entre os quais Caneta 3D, Óculos de Realidade Virtual e um robô.

“Nosso objetivo é trabalhar com os alunos a atitude empreendedora. Que eles possam, a partir das vivências que propomos, construir soluções para as necessidades da comunidade deles, mas sem deixar de lado a questão global”, explica o professor Minello.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial